IBE Conveniada FGV implanta manual de boas práticas visando a sustentabilidade

SEGS –

IBE Conveniada FGV implanta manual de boas práticas visando a sustentabilidade

Em plena crise hídrica, escola de negócios dá exemplo de como preservar o meio ambiente e reduzir gastos dos bens naturais
Com a grave situação do país envolvendo a crise hídrica e a estagnação da economia, o tema sustentabilidade tem sido pauta de conversas e matérias. Além da escassez da água, a população tem sido refém, inclusive, de outros problemas ambientais que causam danos à saúde e prejudicam o cotidiano.
“Com foco nas boas ações e a fim de conscientizar as pessoas sobre como as pequenas atitudes podem minimizar os graves problemas ambientais, a IBE Conveniada FGV criou um Manual de Boas Práticas, que contém uma série de orientações para a conservação dos bens naturais e redução dos gastos com a energia”, explicou o presidente, Heliomar Quaresma.
Segundo ele, as grandes empresas que possuem o foco na sustentabilidade das suas operações mudaram suas ações perante o meio ambiente e também as relações com seus colaboradores. “A transformação de cultura de uma organização genuinamente sustentável é tão visível e palpável, que seus próprios integrantes lutam pela manutenção desse compromisso com o ambiente ao mesmo tempo que atrai novos talentos, especialmente em períodos de crise”, disse.
Ainda em 2013, a IBE Conveniada FGV lançou o livro Top Projects durante o 1º Prêmio de Excelência Acadêmica. A publicação incluiu os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso, de 2012, realizados na instituição com viés de sustentabilidade e apresenta soluções ambientalmente corretas alinhadas ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda. No ano passado, uma segunda edição foi lançada contemplando os melhores trabalhos de 2013. Em junho deste ano, a escola vai lançar uma nova edição com os TCCs de 2014. “Hoje, podemos dizer que a IBE Conveniada FGV é uma organização que visa à sustentabilidade, está em nosso DNA, em nossa visão e missão”, concluiu Quaresma.
Foco no Futuro
O Manual foi elaborado e sugerido por um dos colaboradores da IBE Conveniada FGV, Deiviton Santos, que faz parte do Departamento SIM (Sistema de Informação e Marketing) e também é voluntário no Comitê de Sustentabilidade da IBE Conveniada FGV. O Manual contempla equipamentos, dependências e envolve todas as equipes. Com objetivo de explicar o funcionamento adequado e as medidas necessárias para a melhor utilização de cada produto, o texto também oferece dicas e lembretes aos usuários.
A partir do manual, a equipe interna de Comunicação desenvolveu uma campanha onde os colaboradores elegeram um mascote que anunciava as dicas de tempos em tempos, bem como adesivos para interruptor, ar condicionado e monitores.
Veja algumas recomendações:
Ar condicionado
Utilize somente quando as dependências estiverem ocupadas. Evite a incidência de raios solares no ambiente climatizado, para não aumentar a carga térmica. Os filtros do aparelho devem ser limpos conforme descrição do fabricante, evitando que a sujeira prejudique o rendimento do aparelho. É importante que a entrada de ar sempre esteja livre. No inverno, ou nos dias frios manter somente a ventilação e, se possível, utilize o controle de temperatura setorizado por ambientes.
Equipamentos de Informação
O programa Energy Star desliga o monitor automaticamente após entrar em modo espera. É importante desligar o computador no horário do almoço e quando não estiver em uso.
Freezers, geladeiras e bebedouros
Evite que as portas fiquem abertas desnecessariamente; faça degelo periódico; evite a conservação de alimentos quentes; mantenha o equipamento em perfeito estado de conservação, particularmente em relação à borracha de vedação da porta e conserve o termostato regulado no mínimo necessário são algumas das recomendações. Os equipamentos também devem estar fora do alcance de raios solares ou de outras fontes de calor. Para as empresas, a dica é desligar os bebedouros no período de férias.
Iluminação
Desligue as luzes quando não estiverem em uso; utilize a luz natural sempre que possível; acenda apenas as luzes necessárias durante a limpeza de áreas grandes; mantenha as lâmpadas e luminárias limpas permitindo a máxima reflexão da luz; substitua refletores incandescentes por fluorescentes em jardins, estacionamentos externos e áreas de lazer e dê preferência às lâmpadas de vapor de sódio. A dica é que paredes, pisos e tetos de cor clara exigem menor nível de iluminação artificial.
Fique atento:
O Manual de Boas Práticas IBE Conveniada FGV ensina que atitudes modernas, lógicas e conscientes fazem toda a diferença. De acordo com ele, o primeiro passo é tornar-se exemplo para as demais pessoas. Por isso, pequenos gestos são compartilhados o tempo inteiro:
– Prefira utilizar as escadas para os primeiros pavimentos do prédio.
– Faça uso racional da água e da energia elétrica
– Prefira os materiais recicláveis
– Para saber se a borracha de vedação está boa, coloque uma folha de papel encostada na batente da geladeira/freezer e feche a porta. Em seguida, puxe a folha. Se ela deslizar facilmente, é sinal que a borracha não está garantindo a vedação. Faça esse teste em volta de toda a porta.
– Identifique os equipamentos de maior consumo
– Eliminar os desperdícios, usufruindo de tudo o que a energia elétrica proporciona, sem gastos desnecessários.

 

 

Fonte: http://www.segs.com.br/demais/38025-ibe-fgv-implanta-manual-de-boas-praticas-visando-a-sustentabilidade.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645