Desde 2002, o reality show BBB (Big Brother Brasil) ganhou a sua versão brasileira. Transmitido pela Rede Globo de Televisão, desde o seu lançamento, caiu no gosto popular e faz muito sucesso. Confinados, os participantes podem desfrutar de uma mansão confortável e luxuosa, com festas que causam frissom dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil.
Cheio de regras, o programa mantém uma rígida política de realização, quebrada pela primeira vez em razão da pandemia do novo coronavírus. Tanto que neste dia 16 de março, os participantes e telespectadores foram surpreendidos. Na ocasião, o apresentador Tiago Leifer, revelou aos participantes que o Brasil e o mundo estão em estado de alerta por causa da pandemia de coronavírus (Covid 19), decretada na semana passada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Em dezembro do ano passado, surgiu um novo vírus de resfriado na China. Esse vírus é um vírus de resfriado. Como ele é novo, as pessoas ainda não têm defesas naturais contra isso, não tem anticorpos. Aos poucos, ele foi se espalhando pelo mundo todo e, recentemente, chegou ao Brasil”, explicou o apresentador.
O fato inédito de quebrar o isolamento dos participantes e revelar a gravidade da situação da doença no mundo acabou deixando os participantes extremamente assustados. Fora da casa, o acontecimento causou diversas reações: algumas pessoas apoiaram e outras não gostaram da decisão da emissora. O que não podemos negar é que esse pode ser considerado mais um grande case de conscientização e prevenção. Confira:
BBB 20: Informação ao vivo
Para solucionar as dúvidas dos participantes, que podem ser comparadas com as de muitos telespectadores, o programa convidou o infectologia Edimilson Migowski para responder as perguntas dos confinados sobre o Covid-19.
O doutor chegou a dar dicas de prevenção aos participantes do reality show e recomendou que todos lavassem bem as mãos, sempre que possível e assim que pegassem algo da dispensa. Após o encerramento daquela edição ao vivo do BBB20, Tiago Leifert e o médico continuaram com os confinados para esclarecerem mais dúvidas pelo Pay Per View.
Na oportunidade, a emissora soube aproveitar o tempo ao vivo para falar não só com os participantes, mas também com todo o público, uma vez que o BBB é um dos poucos programas que resiste a apresentação ao vivo na grade da rede.
A pandemia também gerou uma série de outras consequências na rede televisiva e fez com que os executivos da emissora suspendessem por tempo indeterminado as gravações da novela das 21h, Amor de mãe. A trama terá capítulos inéditos exibidos apenas até o dia 21 de março. A emissora também interromperá as gravações da novela das 19h, Salve-se quem puder. O enredo de Éramos seis, que vai ao ar às 18h e está previsto para terminar no final de março, será adaptado. As gravações de programas e transmissões das programações ao vivo também foram canceladas. A decisão tem como objetivo zelar pela saúde dos atores, atrizes e todos os colaboradores dos estúdios e do Projac.
Sem plateia
Outra medida de prevenção adotada pelo programa foi a suspensão da plateia do BBB20 por tempo indeterminado. Geralmente, formada por familiares dos participantes, a medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas e assegurar a saúde de todos.
No Rio de Janeiro, cidade onde está instalada a casa do BBB, a polícia militar está emitindo alertas por meio de alto falantes em toda a orla da capital e em locais de grande concentração de público. Eles acionam uma sirene da viatura para chamar a atenção de quem está no local. A cena já ocorreu nas Zonas Norte, Sul e Oeste da capital.
Nos alto-falantes, um policial militar pede que as pessoas retornem para suas casas, para conter a disseminação do coronavírus. A ação surpreendeu quem estava nos arredores do Center Shopping, em Jacarepaguá, no Calçadão de Bangu e na orla de Copacabana.
No topo das Toptrends
Após o acontecimento histórico no programa, a divulgação no coronavírus no BBB foi um dos termas mais comentados nas redes sociais, ficando entre as principais posições dos assuntos mais falados por populares e artistas, fazendo com as medidas de prevenção adotadas pelo programa repercutissem ainda mais.
Uma aula dentro e fora da casa mais vigiada do país
Além de receber álcool em gel, eles tiveram uma verdadeira aula de como lavar as mãos corretamente comandada pelas participantes do reality, Thelma e Marcela, que são médicas. Todos os detalhes da aula foram registrados pelas diversas câmeras, levando o passo a passo feito pelas médicas para todo o país.
Conscientização
Os brothers são acompanhados 24 horas por uma equipe médica. Como a higienização das mãos é um dos principias fatores de prevenção, a produção do BBB20 aumentou o limite diário de consumo de água para todos na casa, assim, eles poderão lavar as mãos com mais frequência, não apenas para a própria segurança, mas como um lembrete para quem acompanha os participantes.
Cuidados estão sendo redobrados nos produtos que entram na casa e os participantes seguem com monitoramento de profissionais de saúde. Leifert fez questão de ressaltar várias vezes para que os confinados usem o raio-x para conscientizar a população e tranquilizar as famílias.
Durante a transmissão ao vivo, Leifert também aproveitou para deixar uma mensagem aos telespectadores. “Façam como o BBB, fiquem confinados em casa”, alertou. “Se vocês podem ficar em casa, fiquem em casa. Só saiam se for extremamente necessário porque é muito grave. A gente está vendo o que está acontecendo no mundo. O negócio está chegando aqui agora e ainda dá tempo de fazer alguma coisa no Brasil”, finalizou.
Gostou deste conteúdo? Acesse o nosso Blog e veja outros como estes!