Gestao Por Competencias Como Melhorala Em Sua Empresa.jpeg

A gestão por competências é um processo que deve estar sempre em constante atualização e desenvolvimento dentro das organizações. Isso porque é por meio dela que os gestores analisam, observam e desenvolvem pessoas capacitadas para ocupar determinados cargos.

Quando definimos uma posição a ser ocupada dentro da empresa é necessário saber quais são as competências que ela exige. Somente assim é possível encontrar o talento ideal que vise a lucratividade e crescimento do negócio. Caso contrário, a organização apenas perde tempo e dinheiro investindo em uma pessoa que não quer ou não está apta para exercer a função.

Porém, se você não sabe como melhorar a gestão de competências em sua empresa, não se preocupe! Com este post, abordaremos o conceito e práticas para ajudar a desenvolvê-la dentro de sua organização. Confira lendo o post completo!

Entenda o que é gestão por competências

O primeiro passo para desenvolver um planejamento de gestão por competência é entender o seu significado. Podemos definir competência por meio de três palavras:

  • conhecimento;
  • habilidade;
  • atitude.

Esses três conceitos — abreviados pelo ideograma CHA — são intrínsecos em uma pessoa, ou seja, são a capacidade de comportamento que ela apresenta. Então, para que um gestor saiba se um profissional é o talento ideal que ele procura, é preciso:

  • observar;
  • analisar o seu desempenho;
  • estudar suas atitudes;
  • verificar como ele lida com os problemas, dificuldades e pressões diárias;
  • detectar os seus pontos fortes e fracos.

Conheça os benefícios de adotar a gestão por competências

Aplicar a gestão por competências é um dos passos mais importantes do planejamento empresarial. Ela proporciona o desenvolvimento de habilidades dos funcionários e redução de tempo na hora de contratar o talento que tenha as capacidades necessárias para o cargo em destaque.

O mais importante é que ela não se trata de uma ferramenta isolada, ou seja, não trabalha especificamente para encontrar o profissional ideal para um determinado cargo. É claro que isso é muito importante, mas, mais do que isso, espelha-se em um universo muito maior, porque:

  • diminui o turnover;
  • reduz o absenteísmo;
  • melhora a percepção dos funcionários no espaço organizacional;
  • promove um ambiente saudável e produtivo;
  • amplia a produtividade;
  • aumenta a satisfação dos colaboradores;
  • promove atividades que desenvolvam as suas capacidades;
  • orienta os profissionais para as necessidades de cada cargo;
  • maximiza os resultados.

Tenha um bom processo de treinamento para os funcionários

Digamos que você está atento a um profissional que parece ser o ideal para o cargo. Ou, tem vários funcionários que podem exercer bem a função, mas está com dúvidas. Em um terceiro caso, existe uma pessoa que você nem cogitou a possibilidade de entrar no cargo, mas pode te surpreender.

Para tomar a atitude acertada que visa os objetivos da organização, é necessário analisar os três casos acima, não descartando nenhuma possibilidade. Por isso, o planejamento de treinamentos é essencial dentro da empresa. Somente por meio dele será possível verificar o desempenho de todos os seus funcionários.

Sem contar que, todo e qualquer investimento que objetiva o aperfeiçoamento de suas habilidades no trabalho, criam um clima organizacional melhor para se trabalhar, pois os funcionários percebem que a empresa está preocupada com o seu desenvolvimento profissional e bem-estar.

Adote indicadores claros de performance

A gestão por competências promove grandes transformações dentro das organizações. Para que ela avance e seja um destaque no mercado é essencial:

  • mapear o seu posicionamento;
  • avaliar a matriz SWOT (pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades);
  • desenvolver as capacidades humanas e profissionais;
  • monitorar fazendo a mensuração de resultados.

Para que isso seja possível é necessário trabalhar fortemente com a gestão de competências dos talentos da empresa. Como citamos acima, o primeiro passo é oferecer treinamentos e avaliar o constante comportamento dos profissionais.

Porém, como saber se eles estão (ou não) no caminho certo? Adotando indicadores claros de performance. Esse parâmetro de desempenho é uma métrica de gestão que avalia o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

Adote métodos claros

Para que a gestão por competências funcione dentro da empresa é importante aplicar métodos claros. Isso significa que é preciso seguir um passo a passo:

  • mapeie todas as competências de sua organização, separando-as por função;
  • identifique quais são os conhecimentos necessários para cada cargo;
  • confira as habilidades que os funcionários apresentam;
  • cruze as informações: o mapeamento das competências, os conhecimentos necessários e as habilidades de cada funcionário.

Adotar esse método claro é essencial para acertar em sua escolha, pois ele ajuda a indicar as pessoas corretas para cargos específicos. Além disso, existem diversas plataformas de gestão que possibilitam mensurar os pontos necessários para que a empresa prospere.

Promova uma cultura de feedbacks claros e diretos

O segredo para um negócio prosperar é ter uma cultura de feedbacks claros e definidos. Os funcionários precisam saber que fazem parte de uma organização que tem uma comunicação de mão dupla e que podem apresentar constantemente os seus medos, anseios, dificuldades e sugestão de melhoria. Além disso, a empresa deve cobrar resultados, mas também oferecer treinamentos adequados.

Mais do que isso, se há um cargo aberto, desejado por muitos funcionários, é essencial ser transparente e informar quais são as habilidades exigidas para a função. Também é importante expor os motivos em caso de promoção de um profissional.

Dessa forma, os colaboradores terão uma base e saberão em quem devem se inspirar — um mentor — para ter uma boa colocação em uma outra oportunidade. Deve ficar claro para eles o momento em que se encontram e até onde podem chegar.

Adotar uma boa gestão por competências é fundamental para que a sua empresa prospere e que os seus indicadores comerciais e de desempenho aumentem. Para isso, é preciso admitir algumas medidas para desenvolvê-la. Elas são importantes porque focam no alcance dos seus objetivos e agregam valor à organização.

Com este post você conferiu o que é gestão por competências e algumas dicas de como melhorá-la em sua empresa. Visando ajudá-lo a estar sempre atualizado e informado, sugerimos a leitura do nosso texto sobre as 5 estratégias de marketing usadas por empresas globais.

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