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Gestão de carreira: No sistema de gestão baseado na meritocracia, democraticamente qualquer colaborador pode se destacar e crescer profissionalmente através de seus méritos. Bônus, premiações ou promoções servem como um grande estimulador para a produtividade. Mas assim como em qualquer sistema de gestão ou situação da vida, nós seres humanos somos passíveis de erros e acertos.

Desenvolver suas tarefas com dedicação, perspicácia e foco nos resultados são excelentes táticas para ganhar destaque e conseguir ser notado em sua equipe, mas o que eu não devo fazer? Quais erros me impedem de progredir em um modelo meritocrático de gestão de carreira?

Quem está em busca da excelência na carreira precisa evitar oscilações. Primeiramente é necessário ter uma meta em vista, vamos trabalhar em cima do objetivo mais comum e desejado que é ser promovido. Para ganhar uma promoção em uma gestão baseada na meritocracia, o que não devo fazer?

1 – Cumprir somente parte da meta

Um exemplo é entregar no prazo, mas sem a qualidade esperada. Toda meta deve ser alcançada em sua plenitude, cumprindo-se todos os indicadores e padrões desejáveis.

2 – Não informar à chefia sobre obstáculos para a realização das metas

Seu líder deve receber feedbacks em tempo real das dificuldades encontradas para a consecução das metas.

3 – Não compartilhar os seus objetivos com seu gestor

Suas ambições pessoais ou profissionais devem ser divididas para que possam ser alinhadas às metas das empresas, assim o caminho a ser trilhado pode ser o mais curto e com ótimos resultados.

Todos estamos suscetíveis aos erros, tanto os profissionais subordinados quanto os que estão em posição de liderança. Quando você está no comando de uma equipe é importante que você seja uma referência a ser seguida. Isso ajudará no desenvolvimento do seu pessoal e refletirá em resultados positivos a você. Veja alguns exemplos do que não fazer em um modelo de meritocracia quando você se encaixa na posição de líder:

1 – Metas que não são passíveis de realização são irrelevantes

Se não é possível realizar não perca tempo e trace outro plano viável. As metas devem ser factíveis, ter padrões de desempenho e prazos de realização definidos em conjunto.

2 – Evite impor metas ao seu profissional

As metas devem ser construídas em conjunto com a sua equipe. A chefia deve ter uma escuta ativa sobre as percepções e observações do profissional em relação execução das metas.

3 – Não deixe para avaliar as metas somente uma vez ao ano

Elas devem ser acompanhadas e monitoradas durante todo o exercício para que ações de realinhamento possam ser tomadas antes do término do ano fiscal.

Mas independentemente da posição que ocupa na empresa, tenha resiliência e supere os obstáculos. Muitas vezes não conseguimos dimensionar a repercussão que nossas ações exercem na superação das dificuldades. Outro fator importante é ser ambicioso na entrega dos seus resultados – mire sempre mais alto, entregue sempre além do que é esperado

Além dessas sugestões do que fazer e o que não fazer, tente ser inovador em todas as tarefas propostas. Faça diferente e agregue mais valor aos seus resultados do que o previsto. Pode soar como clichê, mas incontestavelmente a inovação é a chave de entrada para muitas promoções e outros méritos.

Fonte: RH Portal

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