Progeti – Gerenciamento De Projetos Com Enfase Em Ti

As habilidades e comportamentos cruciais ao sucesso em um cargo gerencial podem ser classificados em habilidades gerais e habilidades específicas – Gerenciando os negócios

Os gerentes eficazes precisam praticar as seis habilidades específicas seguintes:

  • Controlar o ambiente e os recursos da organização tomando decisões preventivas.
  • Organizar e coordenar em torno de tarefas e relações interdependentes.
  • Tratar as informações identificando problemas para tomar decisões e comunicá-las.
  • Provisão de crescimento e desenvolvimento para si e seus funcionários.
  • Motivação dos funcionários e administração de conflitos no trabalho.
  • Solução de problemas estratégicos por meio da tomada de decisões e do incentivo às decisões por parte dos seus funcionários.

Estudando a relação entre o processo de decisão e a administração eficaz, o prêmio Nobel Herbert Simon afirma que tomar decisões é sinônimo de gerenciar. A abordagem da tomada de decisões analisa o trabalho do gerente e faz perguntas como as seguintes: de que forma os gerentes identificam problemas? São eles racionais e desprovidos de preconceitos? Como tomam decisões em condições de incerteza?

Os gerentes são catalisadores para a mudança e administram o processo de mudança. A abordagem do agente de mudança passou por três fases de evolução.

  1. Nos anos 1950, os gerentes concebiam e executavam programas de mudança planejada.
  2. Nos anos 1980, os gerentes utilizavam a TQM para a mudança e a melhoria contínua.
  3. No século XXI, os gerentes precisam implementar mudanças abruptas, radicais.

A abordagem do gerente-como-agente-de-mudança é compatível com o mundo inconstante do trabalho. Os gerentes precisam adaptar-se à mudança e iniciá-la no interior de suas organizações.

Os gerentes modernos devem ser especialistas nas seguintes habilidades: prosperar no caos, ser treinador, delegar poder aos funcionários, compartilhar informações e ter sensibilidade às diferenças.

Robson Paniago é professor da IBE Conveniada FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino.

REMOVER TODOS
COMPARE
0