Robson Paniago

Geração Conexão | A geração Y, que tem como marco inicial os anos 80, cresceu em uma década de valorização intensa da infância com a Internet, computadores e a “educação” mais sofisticada que das gerações anteriores.

Dizem que são liberais no consumo, mas um tanto conservadores no aspecto social. Gostam de novidades, querem estar antenados e buscam símbolos que os liguem a comunidades. A afeição a marcas é uma forma de expressar um comportamento coletivo.

São impulsivos, impacientes e imediatistas. Mas principalmente eles têm tecnologia na veia, isto é, velocidade, tecnologia,  perfil multitarefa e individualidade são conceitos que os definem muito bem.

Tem propensão a postergar compromissos e responsabilidades próprios da vida adulta, como deixar a casa dos pais e morar sozinho. São “nativos digitais” que cresceram sob a influência direta da Internet.

Nesse novo mundo nada mais interessante do que juntar tecnologia a administração e apostar na reformulação ou num novo foco que fale em Administração e em Tecnologia.

O objetivo é criar um diferencial inovador, criativo e competitivo e posicionar a Gestão com um novo destaque e referencial na região de Campinas, no interior do Estado de SP.

Para isso será necessário um olhar no MIT – Massachussetes Institute of Technology, Harvard, Insead e outras que possam nos demonstrar como unir essas áreas.

A cidade de Campinas está entre as regiões de referência em qualidade no ensino superior de São Paulo, além de concentrar polos de tecnologia que reúnem cerca de 110 empresas do setor.

Para adequar o programa a uma abordagem mais tecnológica, existe a ideia de incorporar as seguintes disciplinas à grade curricular da Administração: Gestão da Criatividade, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Estratégia e Negociação, Cadeia de Suprimentos e Materiais, Gestão de Empresas Tecnológicas e Gestão da Inovação.

Todo conteúdo da área de administração foi mantido: Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Produção e Sistema de Informação Gerencial, além das matérias de formação geral e multidisciplinares.

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social, professor da Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE Conveniada FGV.

REMOVER TODOS
COMPARE
0