Franquias

Você tem o sonho de tocar um negócio lucrativo? Para ajudar, o Portal do Franchising separou informações e tendências que devem ditar o mercado de franquias.

Por onde começar?

Recomendamos que comece a planejar, preparar o terreno agora mesmo.

Assim, você realiza o desejo de ter seu negócio próprio, diminuindo ao máximo os riscos dele não dar certo.

Segundo especialistas em franchising, o tempo médio entre o início da negociação com a franqueadora até a inauguração efetiva da unidade franqueada é de 4 a 5 meses.

Durante esse período, o investidor passará pelo intervalo de maturação e entendimento do negócio como um todo.

Ou seja, realizará treinamentos, conhecerá a sede da marca e seus diretores.

Inclusive, poderá trabalhar em uma unidade, para absorver as informações necessárias que darão sustentação à sua própria franquia.

Antes de chegar à esse ponto, entretanto, você pode conhecer redes de franquias que podem ser compatíveis com o seu perfil empreendedor.

Por exemplo, se tem aptidão com alimentos ou sempre quis abrir um restaurante, indicamos as franquias de alimentação.

Se você gosta de carros, pode escolher entre diversas franquias automotivas.

E assim funciona com outros segmentos como educação, moda, serviços, tecnologia, saúde ou entretenimento.

Dentro de todos eles existem franquias que devem ditar tendência em 2019.

Abaixo, você poderá conferir os detalhes e os motivos pelos quais esses negócios devem estar em evidência e ganhar destaque no mercado no ano que vem.

 

Dados do mercado de franquias em 2019

A ABF continuamente faz estudos e projeções sobre o setor de franquias, como por exemplo, as pesquisas de desempenho trimestrais.

Veja abaixo o quadro com o faturamento (em milhões de R$) de cada segmento do franchising neste primeiro trimestre de 2019:

faturamento das franquias no primeiro trimestre de 2019 e 2018

O crescimento de 7% foi muito bom, mas não foi só isso que foi legal, veja abaixo os números comparativos de abertura de lojas:

comparativo de abertura de lojas de franquias em 2019 e 2018 no primeiro trimestre

Tem também as pesquisas anuais de desempenho, mostrando desempenho do ano anterior e projeções para o ano atual.

Abaixo o faturamento (em milhões de R$) do setor de franquias no Brasil:

gráfico de faturamento das franquias no Brasil de 2015 a 2018

E abaixo algumas projeções do setor de franquias feitas para 2019:

projeções para o mercado de franquias no ano de 2019

A ABF também faz pesquisas para saber quais são as maiores franquias do Brasil. E outras, como microfranquias, franquias de alimentação, enfim, muita coisa, assim a associação acompanha o setor e fornece dados detalhados para todos que tem interesse.

Se quiser ver os números do franchising, clique aqui!

 

Tendências do franchising brasileiro em 2019

Alimentação

Como pudemos observar durante a ABF Franchising Expo 2019, maior feira do setor de franquias do País realizada no último mês de junho, em São Paulo, o segmento de alimentação tem demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes.

Uma delas são as franquias em quiosque. Esse formato de negócio têm sido disseminado pelas redes franqueadoras como alternativa para quem não tem todo o capital necessário para abrir uma loja completa.

Os quiosques são fáceis de gerir, montar e costumam gerar bons retornos financeiros.

Algumas franquias veem as unidades franqueadas em formato quiosque como “teste” para que o investidor possa ganhar experiência no negócio e posteriormente abrir uma unidade maior.

O retorno do investimento em quiosques também costuma ser mais rápido que nos demais formatos, já que o aporte na operação foi menor.

Em 2014, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias em quiosques movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões. O número, agora, pode ultrapassar a faixa dos R$ 6 bilhões.

Outra tendência desse segmento são as redes de alimentação saudável e orgânicos.

Uma grande demanda por esse tipo de alimento surgiu nos últimos anos acompanhando um movimento de busca por uma vida mais saudável por parte da população.

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil.

Veja outros dados desse setor:

  • R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
  • 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
  • 8% é a média de crescimento em outros países;
  • 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
  • Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).

 

Além deles, negócios que facilitem a retirada dos produtos, a exemplo de drive-thrus e sistemas do tipo ‘compre pela internet e retire na loja’, estão em evidência e devem ganhar ainda mais apelo com o tempo.

André Friedheim, vice-presidente da ABF e diretor da consultoria Francap, explica:

“Nos Estados Unidos, visitamos diversas redes de franquias que já praticam esse conceito de que o consumidor compra via internet ou aplicativo e apenas passa na loja para retirar o produto.

Aqui no Brasil, vemos isso no varejo em geral, porém, agora está mais forte no segmento de alimentação. Você compra a comida e pode ir comer no escritório ou onde você escolher.

Dá mais liberdade para o cliente”.

Fonte: Portal do Franchising

 

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0