As Escolas de Economia da FGV tiveram seis trabalhos premiados entre 10 escolhidos como os melhores do 42º Prêmio da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), vencendo em 4 das 5 avaliadas pela instituição.
Na categoria Finanças, Gustavo Freire, aluno do Doutorado da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), obteve o primeiro lugar com o paper “Minimum Dispersion Risk-Neutral Measures and Asset Prices in Incomplete Markets”, elaborado em parceria com o professor Caio Almeida, da Universidade de Princeton.
Outro primeiro lugar foi conquistado na categoria Macroeconomia Aplicada, com o trabalho “Slums and Pandemics“, que contou com a participação do ex-aluno do Doutorado da FGV EPGE Luiz Brotherhood e pesquisador da Universidade de Barcelona; Tiago Cavalcanti, da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) e Universidade de Cambridge; Daniel da Mata, da FGV EESP e Cezar Santos, professor da FGV EPGE, Banco de Portugal e do Centro para pesquisa em Políticas Econômicas (CEPR).
O primeiro lugar das escolas de Economia da FGV também se repetiu na categoria Microeconomia Aplicada, com o trabalho “More than Words: Leaders’ Speech and Risky Behavior During a Pandemic“, elaborado por Nicolas Ajzenman, da FGV EESP e Instituto da Economia do Trabalho (IZA); Tiago Cavalcanti, da FGV EESP e Universidade de Cambridge e Daniel da Mata, da FGV EESP.
Os professores Emanuel Ornelas e Pedro Molina Ogeda, da FGV EESP, conquistaram também um prêmio nessa categoria, com o trabalho “Labor Unions and the Electoral Consequences of Trade Liberalization”, elaborado em parceria com Rodrigo Soares, do Insper.
Na categoria Teoria Econômica, a FGV também foi duplamente premiada: o primeiro lugar ficou com o professor Humberto Moreira, da FGV EPGE, com o trabalho “Risk Classification in Insurance Markets with Risk and Preference Heterogeneity”. Paula Onuchic, atualmente na New York University e ex-aluna da Graduação e Mestrado da FGV EESP, conquistou o segundo lugar com o trabalho “Information Acquisition and Disclosure by a Biased Advisor”.