FGV é destaque na formação de empreendedores no país, afirma Valor – IBE

A Fundação Getulio Vargas é um dos destaques da matéria “Cresce a importância de cursos para investidores”, divulgada no Valor Online de dezembro. De acordo com o veículo, a FGV é uma das pioneiras no ensino e divulgação de conhecimento para a formação de investidores e empreendedores no país.  A reportagem cita o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital (GVcepe) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV / EAESP) e sua atuação em duas frentes: geração de informações e educação.

“De um lado, realiza estudos aprofundados sobre o ecossistema brasileiro de venture capital, cuja segunda edição está saindo do forno envolvendo 120 organizações gestoras de private equity e 285 veículos de investimento, com 723 empresas mapeadas que recebem investimento”, explica, lembrando em seguida as iniciativas de promoção do empreendedorismo. “Em outra frente, criou o programa Desafio Brasil, que tem parceiros como Intel, Vivo e Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento e acaba de concluir sua oitava edição com evento de premiação e seleção de 30 finalistas entre 1044 inscritas, das quais 140 passaram pelas fases de mentoria e seleção”.

De acordo com o diretor-executivo do GVCepe, Cláudio Furtado, o país ainda engatinha no setor de startups. “Em economias avançadas, a indústria de private equity responde por 1% do PIB. No Brasil, ainda é 0,34%”, comenta. No entanto, os números são promissores. “Com US$ 7,6 bilhões ao ano, em média, de 2010 a 2012 e crescimento de 56% no número de organizações gestoras de venture capital, o setor direcionou US$ 300 milhões em venture capital de base tecnológica de alto crescimento”, diz a matéria.

Desafio Brasil

“O objetivo é educar empreendedores de startups para que se qualifiquem a receber investimentos de venture capital”, afirma Furtado. Neste ano, a 8ª edição do Desafio Brasil recebeu mais de 1.800 propostas, avaliadas e assessoradas por 611 especialistas-voluntários.

A start up vencedora foi a PluriCell Biotechnologies –  que trabalha com tecnologia para geração de vários tipos celulares humanos a partir de células-tronco, possibilitando a redução de testes em animais.

As inscrições para o Desafio Brasil abriram novamente em fevereiro de 2014.

Fonte: FGV e Valor Online

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645