Luiz Fernando Araújo Bueno

Dezembro já chegou trazendo as suas luzes e cores. E que tal fazer um Natal mais sustentável? A data é símbolo de consumismo, mas você pode fazer diferente.

“Consumo consciente não é deixar de comprar. É consumir melhor, com qualidade e reflexão sobre a necessidade do produto”, ensina o professor de Ética e Sustentabilidade da IBE Conveniada FGV, Luiz Fernando de Araújo Bueno.
Veja algumas dicas que separamos para um Natal mais sustentável.

Decoração

Uma casa bem decorada não precisa parecer com a do Papai Noel. Como pinheiro, você pode utilizar uma planta já existente. Para decorar, dê preferência para objetos reciclados. A tolha e utensílios da ceia podem ser reaproveitados no Ano Novo, bastando trocar apenas os motivos da festa.

Presentes

Uma boa ideia é privilegiar o artesanato e agradar os amigos e familiares com um presente feito especialmente para ele. Caso suas habilidades manuais não sejam um forte, você pode preparar alimentos como bolo, geleia, cookies ou outros, temáticos. Vai ser um diferencial a linda embalagem feita por você mesmo e com todo capricho. Também valem outros produtos manuais feitos em casa como livros de receita, álbum de fotos e bijuterias. Se for comprar alguma coisa, privilegie o comércio local, vá a pé ou de carona.

Ceia

Fazer as compras com uma lista de tudo o que vai precisar é fundamental. Mas, só compre o que realmente for consumir e reaproveite as sobras, talas e cascas de alimentos. Uma boa ideia é fazer uma ceia temática com produtos da sua região ou orgânicos, que são mais saudáveis e sustentáveis. Não use descartáveis e na hora de lavar louça, fique atento ao desperdício de água e produtos de limpeza.

Disseminar o consumo consciente enquanto distribui seus presentes pode levar outras pessoas a terem a mesma prática.

Aproveite o período do ano para refletir sobre os valores da vida e tenha excelentes festas.

REMOVER TODOS
COMPARE
0