ALEXANDRE CASTRO (1)

Segundo o professor da pós-graduação da IBE Conveniada FGV, Alexandre Castro, a comunicação é de grande importância
para a Gestão de Pessoas. Para ele, é através de uma boa comunicação que se obtém resultados expressivos
em orientar e delimitar as ações das pessoas, além de unir equipes em torno de uma visão que permite melhorar
o desempenho dos funcionários pela prática do Feedback.

Veja as recomendações do especialista!

1º) É preciso preparar-se para a realização do Feedback, fazer um estudo, reunir
informações importantes sobre o histórico de desempenho do funcionário. Formule um convite amigável em
um local e horário apropriado, para que não haja interrupções.

2º) Através de uma linguagem assertiva, inicie a conversa “quebrando o gelo” com assuntos
neutros, como familiares ou sobre uma notícia que ocorreu naqueles dias, com a finalidade de deixá-lo mais descontraído.

3º) Demonstre empatia e aponte as características positivas. Procure elogiar os resultados
alcançados e demonstrar que esses elogios são por merecimento.

4º) Nunca utilize termos que desqualifiquem o funcionário. Apontar as questões que mereceriam
ser melhoradas, conforme os dados reunidos anteriormente, calmamente é a dica.

5º) Permita que o funcionário faça sua autorreflexão, sem interromper. Passe a ouvir o que
ele tem a dizer a respeito do que pode ser melhorado e o que ele se propõe a fazer para começar de imediato
acontecer. Para outros casos que exigirá um tempo maior, ofereça ajuda sobre orientações, treinamentos e
coloque-se à disposição.

6º) Juntos, montem um plano de ação e direcionamento, para as metas de melhoria serem alcançadas
em determinado tempo. Também marquem um novo Feedback em torno de 15 a 20 dias, para verificação do andamento e possíveis ajustes. Elogie o funcionário referente aos resultados positivos, reafirmando a expectativa positiva sobre o que estiver ainda para ser cumprido.

Alexandre de Castro é gerente industrial e professor da IBE Conveniada FGV. Tem experiência de mais de 25 anos em gestão de equipes das áreas industrial e comercial. Responsável pela área industrial abrange os setores de Usinagem, Caldeiraria, Montagem, Soldagem, Pintura, Manutenção, Elétrica, Recebimento, Almoxarifado, Planejamento e Controle da Produção, Laudo, Controle de Qualidade e Segurança do Trabalho. É responsável pela análise de cargos e salários, férias, horas extras, turnos, serviços externos, treinamentos, cursos, etc.

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