Falta de qualificação dos profissionais é a principal dificuldade encontrada

Pesquisa realizada pela Nextview People e pela HR Academy este ano, apontou que 59% dos profissionais juniores não são contratados por falta de competências técnicas, enquanto 44% dos profissionais seniores perdem oportunidades de trabalho por falta de competências de liderança.

 

Uma pesquisa realizada pela Nextview People e pela HR Academy este ano apontou um dado que me chamou muito a atenção: a falta de qualificação dos profissionais é a principal dificuldade encontrada pelos selecionadores para preencher uma vaga. Na seleção de profissionais em nível gerencial e executivo, essa dificuldade é ainda maior.

Quis trazer o tema para esse post porque, mesmo em tempos de crise, os profissionais não podem deixar de buscar seu desenvolvimento. As turbulências político-econômicas passarão e quando isso acontecer, as pessoas precisam estar preparadas para as oportunidades que virão.

De acordo com os dados, as principais dificuldades para contratar profissionais juniores são a falta de competências técnicas (59%), a falta de autoconhecimento (47%) e a falta de experiência profissional (44%).

Já quando olhamos para os profissionais plenos, as principais dificuldades são a falta de competências de liderança (60%), a falta de competências ligadas à gestão de negócios (52%) e a falta de competências técnicas (42%).

Para os profissionais seniores, as maiores dificuldades se encontram na falta de aderência à cultura da empresa (46%), na remuneração incompatível com as práticas da empresa (45%) e na falta de competências de liderança (44%).

Em tempos de crise, é natural muitos profissionais ficarem acuados, com medo de investir em seu desenvolvimento e ficarem sem emprego de repente. Outro sentimento bastante comum é temer que mudanças inesperadas façam o conhecimento que estão adquirindo perder a utilidade. Também acontece de as pessoas estarem com tanto trabalho, que não priorizam cursos ou outras atividades de aperfeiçoamento.

Independentemente do cenário, saber as competências que você precisa desenvolver e procurar meios de aprimorá-las constantemente é fundamental – em qualquer época. Então, mesmo que tenha razões para deixar seu desenvolvimento de lado, vale a pena insistir.

 

Fonte: Exame

Autora: Sofia Esteves

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645