Esta Pensando Em Deixar O Mba Para 2019 Entenda Por Que Comecar Agora E A Melhor Opcao.jpeg

Ter um MBA no currículo é fundamental para quem almeja o sucesso profissional, já que o curso tem foco em formar os próximos líderes de grandes empresas.

Em um mercado tão competitivo, buscar essa capacitação o quanto antes garante uma enorme vantagem em relação aos concorrentes no mercado de trabalho. Afinal, quanto mais cedo você se tornar um talento completo, mais rápido conquistará seus objetivos. Portanto, em vez de deixar o MBA para 2019, o melhor a fazer é tomar uma atitude e se inscrever no curso agora mesmo!

Para ajudar nessa decisão, explicamos, neste post, como descobrir se você está pronto para um MBA e quais são as vantagens de iniciar o curso assim que possível. Quer saber mais? Continue a ler o artigo!

Qual é o momento certo para cursar um MBA?

Antes de decidir se inscrever em um MBA, é preciso entender o objetivo do curso. A sigla vem do inglês Master in Business Administration e dá nome a um tipo de especialização voltada para a gestão de negócios. Ao longo das aulas, são abordados tópicos como técnicas de liderança, finanças, planejamento estratégico e outras competências essenciais para gestores.

Bagagem profissional é fundamental

Como o foco do MBA é formar líderes, a sala de aula é composta por alunos que já ocupam algum cargo de gestão ou estão em um nível pleno/sênior em suas empresas. Além do conteúdo teórico, há um foco muito grande na troca de experiências, o que torna o curso mais indicado para profissionais que já tenham de 5 a 10 anos de carreira.

Um recém-formado na graduação, por exemplo, não teria bagagem suficiente para aproveitar o curso como deveria, e poderia se sentir frustrado com a experiência.

Estudar demanda tempo

Outro critério a ser levado em conta para tomar a decisão é a disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos. O curso tem um conteúdo extenso e cobra muita leitura dos alunos. Portanto, profissionais que acabaram de conquistar um cargo de liderança podem ter que adaptar o MBA ao novo ritmo de trabalho.

Quem já é gestor há algum tempo normalmente se dá melhor no MBA, pois o tempo de experiência ajuda na hora de conciliar as viagens e reuniões com as atividades da especialização. Quem ainda não é líder, mas está perto de assumir essa posição, também não costuma ter grandes problemas em inserir os estudos na rotina.

O momento certo para começar

Se você já tem alguns anos de carreira e deseja ser líder em grandes empresas, o MBA é para você. Mas qual é o momento certo para iniciar o curso? A resposta é simples e objetiva: quanto antes, melhor. Não se encaixar no perfil adequado é o único motivo razoável para adiar a decisão. Quem atende a todos os pré-requisitos deve buscar preparo formal assim que possível.

As pessoas que se matricularem em um MBA ainda em 2018 vão ampliar rapidamente suas possibilidades de conquistar novos desafios, mudar de área ou conseguir recolocação no mercado, sempre com foco em alta gestão. Em outras palavras, aqueles que deixam para depois a chance de se capacitar ficam para trás em termos de competitividade.

É fundamental enxergar o curso como um investimento em si mesmo. Enquanto a faculdade define o norte da sua carreira, o MBA é o diferencial que você precisa para se destacar entre os seus concorrentes. Isso é essencial para conquistar desafios cada vez maiores e se manter vivo no mercado em tempos de crise.

Quais são as vantagens de iniciar um MBA agora mesmo?

O tempo é precioso, e o mercado é competitivo. Portanto, voltamos a frisar: se você está preparado para iniciar um MBA, deve fazê-lo agora mesmo. Caso contrário, outros profissionais vão largar na sua frente e tomar para si as posições e desafios que você almeja.

Os benefícios do MBA para a sua carreira serão muitos. Se você pode começar a aproveitá-los desde já, por que deixaria para o ano que vem? Confira a seguir algumas das maiores vantagens de começar o curso assim que puder.

Desenvolvimento do networking

Na sala de aula, haverá profissionais tão qualificados e experientes quanto você. Além disso, todos têm o desejo de superar grandes desafios e conquistar posições de liderança. Essa é uma ótima oportunidade para se inspirar, manter o foco e renovar a consciência de que o mercado está repleto de gente com potencial.

Além disso, criar relacionamento com os colegas de curso fará com que você melhore seu networking. Afinal, eles acumulam passagens por empresas de todos os tamanhos e segmentos, o que enriquece a troca de experiências e abre a possibilidade de novas oportunidades profissionais.

Atualização e evolução profissional

Com a transformação digital e a chegada das novas gerações no mercado de trabalho, as mudanças no mundo corporativo são cada vez mais frequentes. Nesse cenário, quem quer se destacar precisa se atualizar constantemente sobre técnicas, práticas e comportamentos ideais no dia a dia profissional.

O MBA é um grande aliado nesse objetivo. Além de discutir as maiores tendências da atualidade, o aluno desenvolve suas competências técnicas e comportamentais. O curso contribui para o autoconhecimento, fazendo com que o profissional identifique suas maiores forças e fraquezas. Dessa forma, é possível evoluir os pontos fracos e se preparar melhor para as demandas do mercado.

Ampliar o conhecimento garante que o profissional desempenhe suas tarefas com mais segurança e qualidade, fazendo com que ele se torne indispensável no ambiente de trabalho.

Preparação para cargos de liderança

Uma das maiores vantagens do MBA é desenvolver competências de liderança por meio de estudos de caso. Com isso, é possível avaliar como grandes gestores superaram seus desafios na prática e identificar quais habilidades eles precisaram desenvolver para conquistar seus objetivos.

Conhecer as boas práticas de liderança é primordial para se preparar para assumir essa função. Assim, será possível melhorar suas habilidades de gestão de conflitos, o relacionamento com a equipe e inspirar todos à sua volta a buscar alta performance no dia a dia.

Tudo isso transforma o MBA em uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho. As empresas tendem a preferir gestores que já estejam preparados para o cargo, já que, na maioria das vezes, não há tempo ou recursos suficientes para treinar um profissional do zero. Por isso, se você buscar especialização, certamente sairá na frente de muitos colegas da sua área.

Depois dessas dicas, ficou evidente que deixar o MBA para 2019 não é a melhor opção para a sua carreira. Se você se encaixa no perfil ideal para cursar essa especialização, comece agora! Quanto antes você iniciar seus estudos, mais cedo conquistará os desafios que deseja para a sua trajetória.

Gostou do artigo? Para saber mais sobre como funciona um MBA, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você a crescer na carreira!

REMOVER TODOS
COMPARE
0