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Especialistas falam sobre tendências em marketing digital no Brasil

Palestras foram realizadas nesta quinta-feira, na IBE Conveniada FGV de Campinas, durante o 19º encontro do grupo CEO Insights

Como a internet das coisas ou IoT, big data, omnichannel, marketing de conteúdo, e-commerce, SEO ou a social media, por exemplo, estão impactando o mercado? Dados revelam que 84% das pessoas buscam algo pelo Google antes de realizar uma compra. Destas, apenas 17% vão para a segunda página da pesquisa e 8% vão para a terceira. Essa e outras questões foram a tônica do 19º encontro de executivos e convidados do grupo CEO Insights que aconteceu nesta quinta-feira, na IBE Conveniada FGV Campinas e reuniu cerca de 100 pessoas.

O presidente da IBE Conveniada FGV Heliomar Quaresma abriu o evento e destacou a importância do encontro de executivos. “Este é o fórum adequado para os líderes que estão em busca de inovação e networking, que estão com olhos focados na retomada e prontos para tomarem decisões arrojadas. Ou que desejam compartilhar experiências com seus pares”.

“Precisamos nos atualizar para acompanhar as novas tecnologias. O social é uma via de mão dupla. É iniciar uma conversa com o usuário, por isso, a experiência do consumidor é tudo. É necessário criar processos claros e definidos para possibilitar a velocidade da resposta, treinar a equipe e envolver os stakeholders. Empatia e autenticidade nesse processo são fundamentais”, defendeu Marcos Sgarbi, líder de marketing digital da 3M. Na ocasião, ele falou sobre o poder da internet para negócios.

Para Adriane Uchiyama Piffer, líder de e-commerce da 3M, não há mais que se pensar em vendas online sem focar em marketplaces. Nos EUA, 33% das buscas por produtos acontecem na Amazon e 25% no Google. Na China, cerca de 80% do faturamento e-commerce é feito através de marketplaces. “Esses mercados apontam o que deverá começar a acontecer por aqui”, afirmou. Segundo ela, isto ocorre porque os portfólios são mais completos, há comparação de preços e atendimento diferenciado a clientes tornam a experiência de compra melhor. “Já com as novas tecnologias como a internet das coisas, a efetivação da compra acaba ficando mais próxima do momento em que a necessidade é criada”, disse.

O head de marketing, e-commerce e insights Helio Matsumoto, falou sobre a competição no mundo digital. A perspectiva é que em 2020 sejam 20 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo. “São informações sendo compartilhadas, geradas e transformadas a todo segundo. Isso vai mudar a forma de competitividade e colaboração entre as empresas. Quem quiser competir nesse novo mercado é preciso entrar nesta moderna plataforma digital. É preciso analisar os objetivos do seu negócio e tornar única a experiência do consumidor. Usar as ferramentas inteligentes de tecnologia como novos aplicativos, veículos automatizados, drones, o que for necessário”, recomendou.

Julio César Nogueira de Sá é professor da IBE Conveniada FGV e CEO da Adecil.com. Ele contou como transformou sua empresa online na maior revendedora de produtos 3M no ambiente digital. “Quando nossos clientes tentam fazer algo parecido só chegam a 10% do que fazemos, porque hoje nós estamos em todos os marketplaces, estamos em todos os canais digitais e alimentamos nosso ecossistema de negócios diariamente”.

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