Sitenoticia

Especialista IBE Conveniada FGV, Ana Ligia Finamor, comenta sobre o ‘Design Thinking’

A professora Ana Lígia FinamorDivulgação

A professora Ana Lígia Finamor

Um novo tema vem ganhando as atenções no meio empresarial brasileiro e se trata de inovar na gestão e na resolução de desafios do dia a dia: o Design Thinking (DT).
A especialista da IBE Conveniada FGV, Ana Lígia Finamor, explica que o mercado muitas vezes não oferece uma segunda chance. “Pensando como designers podemos transformar a forma como desenvolvemos produtos, serviços e processos”, conta.
“O Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas para produzir valor. Como processo, passa por etapas até chegar à solução. Como abordagem, agrega empatia, colaboração e experimentação. Ele explora a criatividade e é baseada nela.”, explica.
Ana Lígia disse que colocou em prática o DT na sala de aula e que o próximo passo é promover também na internet. “Quando nós fazemos parte do processo, ficamos ligados a ele. O Design Thinking parte dessa perspectiva e propõe o conjunto”, explica.
Ela ressalta que a vantagem desse modelo é que ele cria a partir daquilo que nós vemos no outro. “Não temos tempo para planejar, executar e aprimorar. O Design Thinking trabalha com agilidade”.
Segundo a especialista, grandes universidades como Stanford e Harvard utilizam o DT, além de empresas como Itaú e IBM.
A especialista pondera que a competitividade no meio empresarial e profissional aumentou e, com isso, a capacidade de saber trabalhar em equipe é um diferencial. “Saber trabalhar em equipe se transformou em uma das principais competências requeridas pelo mercado. É a questão da colaboração.”
Fonte: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2016/04/campinas_e_rmc/423009-especialista-comenta-sobre-o-design-thinking.html
REMOVER TODOS
COMPARE
0