Carlos Alberto Santos Silva, Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Contábeis, ministra palestra na IBE Conveniada FGV

Jundiaí – “Governança Corporativa e o Mapeamento de Riscos nas Empresas de Médio Porte” foi o tema da palestra promovida pela IBE Conveniada FGV nesta quinta-feira, 19 de setembro, em Jundiaí. Ministrada pelo Coordenador do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Carlos Alberto dos Santos Silva, o objetivo foi mostrar a importância da realização de pesquisas periódicas para garantir a continuidade da organização.

Coordenador do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Carlos Alberto dos Santos Silva, ministra palestra na IBE Conveniada FGV Jundiaí

Coordenador do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Carlos Alberto dos Santos Silva, ministra palestra na IBE Conveniada FGV Jundiaí

“Uma empresa não foi criada para ser de uma pessoa apenas, ela continua. E nós reagimos às variáveis que impactam a empresa tomando decisões todos os dias”, disse o professor Carlos Alberto. “E isso é possível por meio da gestão dos lucros”, completou.

O professor Carlos Alberto também salientou a importância de um comitê de planejamento dentro da organização. “É preciso criar o planejamento da empresa, planejamento de pessoas, planejamento fiscal, etc. Quando isso não acontece, a empresa acaba saindo do mercado. Eu já vi empresas com dinheiro no caixa fecharem as portas, pois o segmento em que atuava simplesmente acabou”, disse o especialista.

O coordenador Carlos Alberto mostrou que o Departamento Financeiro deve servir como um prestador de serviços para os outros departamentos. “O Departamento Financeiro tem as informações que auxiliam outros departamentos como Marketing e Comercial a mensurarem melhor o que é efetivo para a empresa e para seu trabalho. É importante que o profissional entenda que ele não deve se limitar em conhecer apenas sua área, mas deve sempre analisar a empresa como um todo”, disse. “Para tanto, grandes empresas realizam análise quantitativa, pois ela é capaz de medir o rumo da organização, para onde estou indo e para onde que o mercado está apontando”, finalizou o Coordenador.

Governança e Mapeamento de Riscos 001

Carlos Alberto e João Mendes, sócio da VP2 Valuation, sorteado para ganhar uma edição do Livro FGV sobre Auditoria

 

Ao final da palestra, foi sorteada uma edição do Livro FGV sobre Auditoria. O ganhador do prêmio foi João Mendes, sócio da VP2 Valuation, empresa voltada para o diagnóstico e avaliação de negócios.

REMOVER TODOS
COMPARE
0