Novas Mídias

Enxergando oportunidades nas novas mídias

Sou uma apaixonada por tecnologia e produtos. Sempre que aparece uma nova mídia digital busco mais informações para entender como aquilo funciona e como pode agregar em minha vida e negócios. O que tenho reparado é que podemos aprender e evoluir muito quando usamos as novas mídias de forma estratégica. Não é mais possível fechar os olhos para as novidades que surgem a cada dia e faz parte do negócio de uma empresa acompanhar essas tendências para usufruir destas ferramentas da forma mais produtiva. O grande desafio é ter a sacada no momento certo para enxergar as infinitas oportunidades que chegam junto com estas inovações.

Em uma conversa recente com a Beta Whately, sócia da Agência Fizz, discutimos sobre como as novas mídias estão revolucionando a comunicação e o relacionamento das marcas com seus clientes. E a conclusão foi clara: as novas mídias trazem novas oportunidades.

Embora as mídias tradicionais tenham muito valor e grande distribuição, as mídias online ocupam cada vez mais espaço na vida das pessoas. No online, o contato acontece de maneira mais próxima e, sendo assim, quando pensamos em uma empresa fica nítida a importância de desenhar uma estratégia digital para manter contato e trazer para mais perto o seu público alvo. Além disso, as redes sociais tem um poder muito grande de disseminar com maior velocidade e de forma natural uma informação. No online, todos têm voz – e algumas pessoas sabem usá-la muito bem. Olhando deste lado, chegamos também em um outro ponto: o dos influenciadores digitais.

Juntando tudo isso, as empresas hoje encontram o desafio de saber lidar com este novo mundo, que abrange novas mídias e novos influenciadores. O perfil de celebridade não é mais o mesmo de anos atrás. Hoje as celebridades estão na internet, conversando com as pessoas de uma forma muito próxima. Neste novo cenário, podemos observar que, muitas vezes, as experiências online com influenciadores podem trazer resultados muito maiores do que os canais mais tradicionais de mídia. Outro fator relevante são as possibilidade de avaliar as métricas que o mundo digital oferece, muito mais precisas e completas do que qualquer outro canal de comunicação oferece.

Podemos perceber isso claramente analisando o fenômeno do Snapchat, a ThaynaraOG. Me aproximei bastante da Thaynara, e é incrível o poder que entender como as novas mídias funcionam traz. Eu mesma, ao perceber o que a Thaynara estava criando através do Snapchat, decidi convidá-la para uma viagem ao Vale do Silício com a minha empresa, a FazINOVA. Quem a acompanha sabe que muitas outras oportunidades também surgiram na vida dela, como buscar a Tocha Olímpica na Suíça, por exemplo.

Me chama a atenção também o chamado Cross-media. O uso entre duas plataformas de mídias sociais, para aumentar o engajamento. Com 1 milhão de seguidores no Instagram, a Thaynara incentiva através do Snapchat as pessoas a curtirem e comentarem em suas fotos, chegando a ter até 180 mil likes, um engajamento de 18%. Um resultado incrível, tendo em vista que a média de engajamento de outras celebridades é de 2% a 2,5%.

Percebi também como é possível criar oportunidades nas novas mídias quando surgiu o Facebook live. Comecei logo a usar e descobri que é a melhor forma de interagir diretamente com meus seguidores e obter os feedbacks que gostaria nas minhas ideias. Eu e minha equipe desenvolvemos em colaboração com meus seguidores pelo Facebook Live e Periscope um vídeo para o dia do amigo, que teve mais de 2 milhões de visualizações.

Na última semana, lançamos através da minha startup de tecnologia o BeDream Fund, e muitos dos participantes usaram as mídias sociais para conseguir votos para seus projetos. O mais legal foi ligar para os vencedores enquanto estava em um Live no Facebook. Foi uma verdadeira emoção compartilhada.

Criar oportunidades é também olhar para as novidades que surgem e saber usá-las de forma produtiva, sempre em busca de mais aprendizado e melhores resultados. Em um mundo digital tão dinâmico como atualmente, ter a perspicácia de sacar o que está surgindo e analisar como aquilo pode ser útil é um grande diferencial para qualquer profissional e empresa.

Fonte: Bel Pesce

Se quiser aprender mais sobre inovação, matricule-se para o módulo internacional em Stanford. Saiba mais.

Your compare list

Compare
REMOVER TODOS
COMPARE
0