Entropia: o que é, como funciona, tipos, exemplos e aplicações nos negócios

Entropia nas empresas

A Entropia é um conceito da física, mais especificamente da termodinâmica, que traz como definição principal a desordem como resultado para tudo que nos rodeia. De forma técnica, podemos resumir a entropia como uma grandeza onde é possível determinar o número de configurações possíveis de uma aleatoriedade.

No texto de hoje, vamos entender melhor o que é entropia e como ela impacta na vida empresarial. Parece que esse conceito não tem relação prática? Veja abaixo que é possível aproveitá-lo para melhorar muitos aspectos da empresa e da vida em geral!

O que é entropia?

O conceito técnico de entropia, como já falamos acima, a Entropia é o grau de liberdade que uma molécula tem para resultar em uma configuração. Para ficar mais fácil entender, basta pensarmos em um quebra-cabeça: se todas as peças misturadas forem jogadas no chão, qual a chance de que ele se monte sozinho?

Apesar de praticamente impossível, ainda há uma possibilidade de que isso aconteça. Mas, quantas outras milhares de formações são possíveis neste processo? Inúmeras.

Veja que a desordem é o mais comum como resultado. No Universo, tudo está em constante mutação para a desordem, para ser finito e se desfazer no que consideramos desordenado, bagunçado, sem forma. Outro exemplo prático seria o gelo derretendo. É um processo natural, porém, que pode ser desacelerado, mas não evitado.

Exemplos de Entropia

Se ainda ficou difícil entender o conceito de Entropia, vamos trazer alguns exemplos que podem ajudar ainda mais. Veja:

  • Uma avalanche, onde é impossível fazer com que a neve volte ao seu estado normal.
  • Uma casa que começa a ruir conforme o tempo passa.
  • Uma colher de sal na água, onde nunca mais será possível que aquele sal volte ao seu estado anterior.

Ficou claro, então, que a Entropia é um processo natural, onde todas as coisas tendem a seguir o mesmo caminho do caos? Agora, temos que aplicar este conceito para o social, afinal, o mesmo fenômeno também pode ser observado nas sociedades, como:

  • Uma sociedade que começa um processo de deterioração até sumir completamente. Temos exemplos claros na história, como o Império Romano e outros povos que simplesmente desapareceram.

Além dos exemplos de entropia, precisamos fechar este tópico com os tipos de Entropia, para que fique claro o conceito por inteiro. Vamos lá!

 

1- Entropia Positiva

Apesar do nome, a entropia positiva é aquela que aumenta o processo de desordem, da desorganização. Na vida cotidiana, podemos pensar nessa como, por exemplo, no crescimento da população, que tende a causar mais caos e desordem na sociedade moderna.

 

2- Entropia negativa

Já a entropia negativa é aquela que diminui a rapidez do processo, como uma interferência que faz essa desaceleração. Podemos citar a reforma de uma casa, que diminui o tempo em que ela demoraria para se degradar completamente. Para que ela aconteça, é preciso energia trabalhando contra a entropia positiva!

 

3- Entropia nula

Também há a Entropia nula, que é quando apenas uma possibilidade resulta na organização do sistema. Um exemplo é a própria criação humana: desordens aleatórias geraram a vida.

 

Na vida empresarial, como a Entropia impacta?

Agora que trouxemos o conceito geral de Entropia, vamos falar dela nas empresas. Assim como na natureza e no universo, as empresas seguem uma tendência de desorganização, capaz de levar ao caos, no caso, à falência. Em uma empresa, se não houver a energia necessária para que a Entropia seja negativa, ou seja, para que se freie o processo de deterioração do negócio, ela pode ruir.

Uma empresa é um sistema de entradas e saídas, os inputs e outputs, onde há uma troca constante entre o interno e o externo. Se temos uma tendência ao caos, como é possível administrar a empresa para que a Entropia negativa seja prioridade?

Alguns especialistas dizem que o segredo é implantar mais energia no externo – clientes – e menos no interno – colaboradores. Obviamente, é preciso haver um equilíbrio, mas se sua empresa gasta mais energia e dinheiro para apagar incêndios internos e não atendendo ao mercado externo, a tendência está favorável à entropia positiva. Veja exemplos de entropia interna:

  • Aumento de custos com funcionários e colaboradores, que geram diminuição gradual do lucro.
  • Queda nas vendas.
  • Queda na produtividade.
  • Queda na eficiência dos processos.
  • Dificuldade de engajamento.

 

Como o processo de entropia pode ser controlado pela empresa?

Não há um segredo para que o processo de entropia seja controlado nas empresas, mas a boa gestão faz com que seja possível trazer a entropia negativa para o dia a dia e frear a positiva, que é a responsável pelo caos e pela rapidez que ele se instala.

É preciso aumentar a lucratividade, a produtividade e, principalmente, o engajamento da equipe, sem que uma melhoria não impacte na outra. Por exemplo: não é uma boa ideia aumentar o engajamento e fazer isso diminuindo a lucratividade.

 

O que representa o processo de entropia negativa para as organizações?

Como foi dito ao longo do texto, a entropia negativa é um processo que freia o processo de entropia positiva. Da mesma forma que uma reforma diminui a rapidez que uma casa se deteriora, a entropia negativa evita a falência das empresas, ou melhor, diminui o ritmo que isso aconteceria naturalmente.

Temos duas possibilidades de entropia positiva nas empresas:

  • A Entropia interna, que acontece quando a desordem surge internamente, sem que a causa seja externa. Podem ser desentendimentos, brigas e até má gestão.
  • A Entropia Externa, quando ocorre, por exemplo, uma crise no mercado que gera um problema para a empresa, como a diminuição da lucratividade.

 

Conclusões

A Entropia, por mais que seja um processo natural do universo, quando aplicada na vida cotidiana, deve ser um conceito onde é preciso buscar, acima de tudo, a energia necessária para se fugir da desordem por o máximo de tempo possível.

Como no exemplo que trouxemos ao longo do texto, é necessário trazer energia para reformar uma casa antes que ela venha a ruir, garantindo que ela se mantenha em pé ao longo dos anos. É assim que conseguimos conviver com a Entropia nas organizações e na vida pessoal também.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos!

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645