Entrevista Quaresma para Correio Popular: sustentabilidade

A importância da instituição apoiar projetos voltados ao meio ambiente.

Nossa crença e valores são embasados no conceito de sustentabilidade, que significa pensar a organização sob os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais de forma integrada e com a mesma importância. Por isso, o meio ambiente está presente em nossas estratégias de negócios. Ao inserirmos nossa preocupação com a pegada ecológica em nossas atividades, ações e projetos, também viabilizamos a inserção de disciplinas voltadas à ética e sustentabilidade em nossos cursos e MBAs.

Quais melhorias a IBE Conveniada FGV percebeu ao longo desses anos com os projetos? A comunidade melhorou, a consciência aumentou, famílias foram beneficiadas.

A primeira grande mudança aconteceu dentro da própria instituição. Quando iniciamos o trabalho de divulgação da importância da sustentabilidade, os colaboradores se motivaram a trabalharem em prol desta causa e novas ideias surgiram. A participação e o envolvimento foram incríveis do ponto de vista de criação de novas ferramentas.

Além de ações simples do dia a dia, como as campanhas internas para a diminuição do uso de copos descartáveis e a inclusão do uso de canecas no cotidiano, os colaboradores se motivaram a agirem ambiental e socialmente. O Comitê de Sustentabilidade foi criado pelos próprios colaboradores e ações mais efetivas e abrangentes surgiram, como as palestras promovidas pelos Diálogos de Sustentabilidade e o início do recolhimento de pilhas e baterias usadas pela comunidade nas unidades de Campinas e Jundiaí.

Outras iniciativas que geraram muitos frutos positivos foram as ações ambientais e sociais com as crianças da Cidade dos Meninos. Os nossos colaboradores tiveram a sensibilidade de perceber que meio ambiente não se resume apenas ao cuidado com as questões da natureza, mas também à qualidade de vida das pessoas da comunidade ao redor da instituição. Na última ação, cerca de 100 crianças tiveram uma sessão de cinema na unidade de Campinas.

Como nossa atmosfera já estava tomada por esse espírito de empreendedorismo socioambiental, incentivamos os futuros executivos a criarem projetos voltados à sustentabilidade. Então, surgiu o livro Top Projects, que reuniu os melhores projetos nesse sentido. A experiência foi tão positiva que lançamos uma nova modalidade de bolsas em 2014, via Instituto Intersector e IBE. Nesse programa, são oferecias oito bolsas para cursos de MBA e duas para Pós-graduação em Administração de Empresas. Os bolsistas, assim que se são matriculados, se comprometem a fazer o projeto de conclusão de curso voltado ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Além da comissão interna formada por colaboradores que trabalham com sustentabilidade, há outra ação ou projeto da entidade para o futuro? (o lançamento de um novo curso, ciclo de palestras, trabalhos com os docentes)

O Comitê de Sustentabilidade possui uma reunião agendada para próximo dia 11 de abril para definir as ações para 2014. Contudo, já temos previstas palestras gratuitas voltadas ao tema em todas as unidades da instituição, assim como novas ações com a comunidade.

Por que lançaram o livro?

A questão da sustentabilidade requer, dos executivos, engajamento e protagonismo. É importante que os empreendedores tenham a percepção de que bons negócios caminham junto de condições sociais e ambientais favoráveis. A sustentabilidade deve nortear os empreendimentos para os próximos anos e isso deve começar na formação do executivo. Nossos cursos formam presidentes, diretores e líderes que estão à frente de diversas organizações. Diante de momentos de instabilidade e mudança de paradigma, o papel desses profissionais passa a ser fundamental para que as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor e é por isso que resolvemos destacar os trabalhos com o viés sustentável, por meio da publicação do livro Top Projects. Essa foi uma ferramenta de muita importância para a formação desses executivos sob o viés da sustentabilidade.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645