Entenda alguns prós e contras da alta do dólar

- 13 de janeiro de 2015
INVESTIMENTOS
Entenda alguns prós e contras da alta do dólar
Como já era esperado, o início do ano veio trazendo preocupações quanto ao patamar do dólar, que anda beirando R$ 2,80 para turismo. Para quem vai viajar, a valorização da moeda estrangeira traz ainda mais dor de cabeça. Mas de uma forma geral, você sabe quais são os benefícios e malefícios da alta da moeda para a nossa economia?
Visando esclarecer alguns aspectos neste sentido, o professor de economia da IBE Conveniada FGV, Mucio Zacharias, produziu um artigo pontuando os prós e contras da alta da moeda. Com base nas explicações dadas por ele, trazemos para vocês os pontos mais impactantes em relação à alta do dólar.
PRÓS
Exportação: Para quem exporta produtos a alta do dólar é uma boa notícia. A moeda estrangeira valorizada torna o produto brasileiro mais competitivo e as vendas crescem no exterior. O melhor de tudo é que os lucros são em dólar, o que torna os resultados mais interessantes quando é feita a conversão em real.
Valorização do produto nacional: O fator positivo para a indústria brasileira é que a produção nacional acaba ganhando força no mercado. Como o valor dos produtos importados sobem, eles ficam menos competitivos e aumenta a preferência dos consumidores pelos produtos nacionais, ou seja, as vendas de mercadoria nacional são impulsionadas.
Investimento externo: O especialista reforça que alta do dólar acaba favorecendo o investimento externo no país, tendo em vista que muitas empresas nacionais são compradas por outras estrangeiras. Isso acontece porque a desvalorização da moeda nacional faz com que as empresas nacionais tornem-se mais baratas e propiciem um ambiente mais favorável para aquisições.
CONTRAS
Aumento dos custos para a indústria: O dólar funciona como um indexador na economia. Com a alta da moeda frente ao real, o custo de matéria prima e componentes industriais torna-se mais caro, o que acaba afetando diretamente a indústria e o comércio. Como a competitividade é alta, os empresários não conseguem repassar o aumento dos custos por completo para o consumidor, o que implica em redução dos lucros e diminuição dos investimentos.
Impacto na dívida: As dívidas públicas e de grandes corporações também estão atreladas ao dólar. A valorização da moeda estrangeira, neste sentido, implica em aumento do valor dessas dívidas.
Redução dos lucros da multinacionais: O que acontece aqui é mais ou menos o inverso dos resultados para quem exporta. As filiais de multinacionais no Brasil lucram em real e depois remetem os resultados para suas matrizes com os valores convertidos em dólar. Sendo assim, os lucros acabam encolhendo, tendo em vista a desvalorização da moeda brasileira. Em consequência disso, os investimentos na filiais brasileiras acabam reduzindo.
Fonte: Finanças Femininas