Entenda a importância da pós em gestão de projetos

Saiba tudo sobre a importância da pós em gestão de projetos

Você sabe por que a gestão de projetos é a profissão do futuro?

Pense nos ambientes corporativos cada vez mais impactados pela aceleração da transformação digital, ESG, indústria 4.0, mudança no hábito dos consumidores e outros fatores.

Esse novo e volátil cenário impõe soluções rápidas e mudanças ágeis por parte das empresas em busca de competitividade. Por isso, a agilidade organizacional é um dos principais fatores para o sucesso.

Para lidar com todas essas variáveis e direcionar o time pelo caminho das pedras, está o profissional de projetos.

E em pleno mercado aquecido, faltam profissionais e sobram projetos. Pesquisas feitas no mercado apontam que 90% dos projetos têm problemas sérios de orçamento e prazo.

Quer conhecer os diferenciais dessa carreira e a importância de uma pós na área?

Acompanhe nosso post e descubra como a qualificação vai valorizar o seu currículo e alavancar a sua carreira!

 

O que é gestão de projetos?

Para começar, vamos contextualizar o que é gestão de projetos.

Gestão de projetos também é conhecida como gerência de projetos, gerenciamento de projetos ou, ainda, administração de projetos.

Trata-se da área da administração que aplica os conhecimentos, as habilidades e as técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

De acordo com o “A Guide to the Project Management Body of Knowledge” – 3rd Edition, [Project Management Institute (PMI®) 2004], Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

Segundo os especialistas no assunto, o diferencial da gestão em projetos é que ela não só aspectos técnicos, como gestão de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, equipamentos, conhecimentos etc.), mas também aspectos gerenciais, como escopo, riscos, comunicação (em diversos níveis), qualidade etc.

O objetivo é simples: realizar projetos com eficiência e eficácia. E, por meio dos conhecimentos gerados ou aprimorados, pode ainda contribuir com bons elementos para a próxima rodada de planejamento estratégico da empresa.

 

Como é trabalhar com gestão de projetos?

Para atuar na área, além da capacidade de organização, é preciso saber liderar o time e garantir que todos compreendam seu papel, saibam como executar, estejam engajados e preparados para lidar com imprevistos.

Afinal, que projeto acontece inteiramente sem nenhum tipo de imprevisto? A gestão de projetos é justamente mais assertiva quando identifica o problema e toma decisões rápidas para saná-lo em meio ao processo com o menor prejuízo possível. A gestão do tempo em projetos é, por exemplo, um dos itens mais críticos.

Todo projeto passa por cinco fases de vida:

  • início: justificar a necessidade de criar o projeto;
  • planejamento: estruturar um plano para execução, compreendendo etapas e habilidades necessárias;
  • execução: colocar em prática o plano da etapa anterior;
  • monitoramento: garantir que tudo o que foi planejado está acontecendo como deveria (essa fase acontece ao mesmo tempo que a execução);
  • conclusão: finalizar formalmente o projeto, identificar o que funcionou e quais são as oportunidades de melhoria.

Existem projetos em todas as áreas da empresa e com a transformação digital, ESG, indústria 4.0 e a mudança dos hábitos dos consumidores, o número de projetos aumenta a cada dia.

O Guia PMBOK®, do PMI, mostra as principais áreas de conhecimento em que se pode atuar como gestor.

São elas:

  • Gerenciamento da Integração;
  • Gerenciamento do Escopo;
  • Gerenciamento do Tempo;
  • Gerenciamento dos Custos;
  • Gerenciamento da Qualidade;
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos;
  • Gerenciamento das Comunicações;
  • Gerenciamento dos Riscos;
  • Gerenciamento das Aquisições;
  • Gerenciamento das Partes Interessadas.

Comunicação é fundamental

Comunicar-se assertivamente é uma das principais habilidades requeridas desse profissional.

Se você a possui, então provavelmente vai se dar bem nessa profissão. É que a comunicação é fundamental para integrar a área de projetos a todas as demais áreas da empresa. Imagina você gerenciando as áreas elencadas acima, lidando com diferentes perfis de pessoas e demais líderes?

Se você consegue ver o enorme fluxo de comunicação envolvido, você entendeu porque deve saber se comunicar bem!

Benefícios são vários

  • campo de atuação extenso;
  • alta demanda por profissionais que sabem gerenciar o ciclo de um projeto do início ao fim;
  •  remuneração competitiva, mesmo para recém-formados;
  •  empregabilidade em alta;
  • networking profissional intenso por trabalhar com diferentes áreas da empresa;
  • possibilidade de atuar em várias empresas, o que oferece mobilidade profissional.

 

Quanto ganha um profissional projetos?

Esta é uma dúvida que muitos tem e muito difícil de se determinar a resposta mais correta. Tudo depende de onde o profissional atual, qual sua descrição de cargo, o segmento ou mercado que a empresa que ele integra faz parte e até a cidade ou o estado onde ele trabalha.

O Project Management Institute (PMI) divulgou a pesquisa salarial de profissionais de gestão de projetos e seu poder de ganho, “Earning Power: Project Management Salary Survey” – pesquisa na íntegra em inglês – que revela uma vantagem significativa em potencial de ganhos para profissionais que possuem a certificação (PMP)® – Certificação para Profissional de Gestão de  Projetos (PMP)®.

De acordo com a pesquisa, os entrevistados que possuíam a certificação PMP relataram médias salariais mais altas do que aqueles que não possuíam a certificação PMP – 22% maior em média entre os 32 mil profissionais de 42 países pesquisados.

A pesquisa bienal oferece uma visão abrangente sobre o valor das habilidades, experiências e certificações de gestão de projetos.

Segundo o escritório do PMI em São Paulo, esta pesquisa é uma fonte reconhecida pelo mercado, possibilitando aos profissionais de gestão de projetos terem uma maior consciência do seu potencial de ganhos – e auxiliando empregadores, comitês de remuneração, departamentos de recursos humanos e recrutadores executivos a determinar melhor as faixas salariais.

Os dados mostram que quase 3/4 dos participantes da pesquisa (72%) relatam que sua remuneração total, incluindo salário, bônus e outras formas de compensação, aumentou ao longo dos 12 meses anteriores à conclusão da pesquisa. Cerca de 1/4 (28%) reportou aumentos de pelo menos 5% durante esse período.

Hoje quem trabalha como Gerente de Projetos ganha em média um salário de R$ 9.026,00. E antes de se tornar Gerente de Projetos, 7% foi Analista de Sistemas e depois 2% se tornou PMO – Gerente de Projetos, segundo o site vagas.com.

 

Saiba tudo sobre a importância da pós em gestão de projetos
Saiba tudo sobre a importância da pós em gestão de projetos

Saiba porque é importante fazer uma pós no IBE – Institute of Business Education

A cada dia que passa cresce o número de pessoas que desejam fazer pós-graduação. O mercado de trabalho está muito concorrido e com apenas uma graduação fica difícil seguir uma carreira. Para ser mais exato, fica quase impossível conseguir até o primeiro emprego. Cursar uma pós-graduação pode trazer inúmeros benefícios para você. Saiba quais são eles:

1 – Torne-se um especialista na sua área de atuação

Fazer um curso de pós-graduação possibilita que você se aprofunde em uma determinada área, que pode ter relação ou não com a sua graduação. O profissional que está disposto a sacrifícios para cursar uma pós-graduação consegue aprender muito mais, além de analisar questões complexas, o que lhe garante uma considerável bagagem de conhecimentos. Você pode se tornar uma referência no mercado de trabalho, e outros profissionais podem procurá-lo para trocar informações relevantes.

2 – Tenha um currículo de destaque

Quando você está procurando um emprego, é muito mais vantajoso ter uma pós-graduação do que apenas graduação. É muito grande o número de profissionais graduados no mercado. Todos os anos formam-se milhares pelo Brasil. No momento de uma seleção, seu currículo vai conseguir ter mais destaque do que os outros que têm apenas graduação.

3 – Concorra a cargos melhores

Cursar uma especialização ou um MBA pode fazer toda a diferença na hora de concorrer a cargos mais altos dentro de uma empresa. Pesquisas comprovam que pelo menos 40% dos profissionais que fazem um MBA têm a possibilidade de receber uma promoção no trabalho. E mais da metade assumiram responsabilidades extras, o que pode representar um passo para uma promoção.

4 – Tenha salários melhores

Pesquisas apontam que os profissionais que têm pós-graduação podem ganhar até 50% a mais do que aqueles que têm apenas graduação. As boas empresas costumam valorizar os profissionais com maior bagagem de conhecimento teórico e prático.

5 – Networking

O networking é uma das principais vantagens para quem quer fazer pós-graduação. Esse tipo de curso possibilita o contato com profissionais atuantes no mercado em diferentes áreas. Por isso, é uma experiência extremamente rica para troca de informações sobre a realidade e o cotidiano de muitas empresas e trabalhos.

6 – Você pode até mudar de área

É possível fazer uma pós-graduação em área completamente diferente da graduação. Por esse motivo, muitos profissionais procuram a pós-graduação para que possam mudar o rumo de suas carreiras. Porém, lembre-se que algumas áreas exigem a formação em uma graduação específica e de nada vai adiantar fazer uma especialização. Isso acontece, por exemplo, com o Direito. Só advoga quem tem essa graduação e passa no exame da OAB.

 

Como o curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos pode ajudar você?

É simples. Como você viu acima, a Pós-graduação em Gestão de Projetos é adequada para profissionais graduados que buscam especializar-se diante da crescente necessidade das organizações de todos os portes em gestores eficientes de projetos.

O programa de Pós-graduação em Gestão de Projetos é um curso que capacita os gestores de projetos a exercerem uma visão holística de suas atividades, bem como compreenderem os impactos de suas decisões no andamento e sucesso do projeto.

As atribuições de um Gestor de Projetos incluem que ele seja apto a tomar decisões acertadas em todas as fases de planejamento, execução, acompanhamento e apuração. Além disso, o profissional deve ter alta capacidade analítica e relacional para lidar com os desafios diários da profissão.

Profissionais com competência técnica, networking de qualidade e com as habilidades de absorção de novas metodologias, bem como a capacidade de integrá-las aos projetos sob suas responsabilidades, são altamente valorizados no mercado.

Justamente por isso, a especialização na área gera valor para este profissional que, além de ter contato com novas ferramentas da área, métodos e acesso aos cases que vão enriquecer sua experiência, ainda oportuniza que gere uma rede de relacionamento de qualidade tanto com os colegas em sala de aula, quanto com os professores profissionais acadêmicos.

Neste curso, você encontra:

– uma especialização alinhada com as melhores práticas globais definidas pelo PMI® (Project Management Institute®);

– modernos conceitos e técnicas de gestão a partir de referências da ESG, metodologias ágeis e transformação digital;

– fundamentos para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para o sucesso no gerenciamento de projetos complexos;

– fundamentos para os alunos desenvolverem visão empreendedora, tanto no ambiente das organizações para as quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

Agora, clique aqui para saber mais sobre essa pós.

E se gostou de nosso conteúdo, acesse nosso blog para encontrar outros conteúdos como esse.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email