ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS PODE REDUZIR CONSUMO NO NATAL

Múcio Zacharias
Um levantamento feito no mês de outubro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), referente a Sondagem de Expectativas do Consumidor, revelou um dado preocupante: a inadimplência das famílias brasileiras está aumentando. Entre outubro de 2013 e o mesmo período de 2014, o percentual passou de 7,2% para 10,3%. Segundo Viviane Seda, responsável pelo estudo, o cenário é reflexo de uma inflação pressionada, combinada com maior preocupação com o emprego e renda crescendo menos. “O aumento da proporção de consumidores com dívidas em atraso contribui para uma maior insatisfação com a situação financeira das famílias no momento. Além da preocupação com o mercado de trabalho e inflação, esse fator influenciou a piora do nível de confiança dos consumidores”, ressalta.A pesquisa também mostra que o nível de endividamento é relativamente maior para os consumidores com menor poder aquisitivo e da ordem de 20,4%, para famílias com ganhos de até R$ 2.100; em 2013, essa taxa era de 14,4%. O estudo mostra ainda que conforme o aumento da renda esse índice decresce. Para aquelas que ganham mais de R$ 9.600, que seria a maior faixa, apenas 3,7% declararam estar inadimplentes.

Com o cruzamento do quesito especial sobre inadimplência com a pergunta da Sondagem sobre a situação financeira atual da família, foi possível concluir que o grau de satisfação com o pagamento das contas é significativamente inferior para os consumidores devedores. Dos 10,3% que afirmaram possuir contas atrasadas há mais de um mês, 40,7% declarou estar numa situação financeira ruim e 9,6%, boa.

Para o professor de Economia da IBE Conveniada FGV de Campinas, Mucio Zacharias, um grande entrave no planejamento financeiro das famílias é a falta de reservas. “Sem dúvidas, ter reserva é pensar no futuro, o diálogo é uma ferramenta fundamental para isso, sempre teremos obstáculos e nunca saberemos quando aparecerão,  portanto, poupar é diminuir gastos com juros e atingir mais rapidamente as metas, além de não ficar na inadimplência. Poupem à vontade”, recomenda.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra com 2.100 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de informações foi realizada entre os dias 01 e 21 de outubro.
Paulo Grandi

Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 1,5% entre setembro e outubro de 2014, ao passar de 103,0 para 101,5 pontos, menor nível desde abril de 2009. Houve piora da satisfação com a situação presente e das expectativas em relação aos meses seguintes. O Indicador que mede a Expectativa de Inflação dos Consumidores nos 12 meses seguintes,  também da FGV, passou de 7,3% em setembro para 7,5% em outubro, retornando ao nível de abril de 2014, o mais alto desde novembro de 2005 (7,8%).
O estudo também captou aumento de 8,8 pontos percentuais na proporção de pessoas com alguma dívida parcelada. Na comparação com outubro do ano passado, saiu de 55,7% para 64,5% do total. Cerca de 80% do aumento está relacionado a famílias cujas compras a prazo comprometem menos de 50% da renda familiar mensal; 13% a famílias com comprometimento superior a 50% da renda; e 7% representam crescimento da parcela de consumidores que não souberam responder.
Diante desse quadro as famílias já começam a se preparar para um natal mais econômico. Para o professor de economia da IBE Conveniada FGV, Paulo Grandi, deve ocorrer cautela com relação ao orçamento familiar. “Todo cuidado é pouco”, avisa.
Para o economista e professor do FGV Management na IBE Conveniada FGV, João Mantoan, é importante não se deixar levar pela empolgação e o espírito de confraternização que envolve a todos a partir de agora. “Uma das dicas mais famosas e tradicionais é considerar o fluxo de caixa, por mais simples que seja. Não gastar mais do que recebe é fundamental”, considera João Mantoan.

João Mantoan

As contas do início do próximo ano devem, desde já, ser levadas em consideração. Carnês de IPTU, IPVA, cartão de crédito, matrícula/rematrícula escolar, entre tantas outras, devem ser prioridade. “Independentemente do momento delicado e preocupante em que se encontra nossa economia, o bom senso deve estar presente, ou ser um ‘presente’, para evitar surpresas desagradáveis ao final das festividades que podem causar ressaca e incomodar por alguns dias, ou até meses, durante o ano de 2015”, finaliza Mantoan.

Foto 1 – Professor Mucio Zacharias.
Foto 2 – Professor Paulo Grandi.
Foto 3 – Professor João Mantoan.

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318