EMPRESAS PAGAM MAIS IMPOSTOS QUE O NECESSÁRIO
A terceirização das questões de contabilidade para escritórios de consultoria de contabilidade têm contribuído para o desperdício de recursos e o aumento da carga tributária paga pelas empresas. Segundo o professor de economia da IBE Conveniada FGV, Múcio Zacharias, isso acontece, principalmente pela falta de preparo da maioria dos terceirizados, que acabam por optar por categorias mais simples de tributação pela facilidade do processo, mas que pesam muito mais no caixa das instituições.
Segundo Zacharias, a maioria dos escritórios enquadra os clientes no regime de Lucro Presumido, em que o governo presume quanto a empresa terá de lucro com base na sua área de atuação e tributa um valor em porcentagem de acordo com sua atividade. “Isso é mais fácil, mas não demonstra a realidade da empresa. E se o seu lucro for menor que o estimado? A empresa perde recursos e deixa de ganhar créditos e restituições que teria se fizesse um trabalho mais detalhado”, explica.
O professor explica que o planejamento tributário é o melhor caminho para reduzir impostos sem fugir da legislação. De acordo com ele, uma iniciativa simples, mas que requer paciência, organização e habilidade de um departamento de contabilidade, é a opção pelo regime de Lucro Real, que detalha minuciosamente todos os investimentos e despesas da empresa. “Na prática, dá muito trabalho e a maioria dos contadores não têm essa habilidade. Esse regime demanda um nível de detalhamento muito grande. Por isso, é importante que as empresa tenham um planejamento tributário muito bem definido. A diferença entre o que ela paga de imposto e o que poderia deixar de pagar ou teria restituído é muito grande em todos os casos analisados, desde a folha de pagamentos até os gastos com terceirizações. Hoje, em um mercado competitivo como esse, quem não planeja está fora”, diz.
Foto: Professor Múcio Zacharias.
Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2014/04/empresas-pagam-mais-impostos-que-o.html