Panorama Luiz Fernando Bueno

EMPRESAS APOSTAM EM SUSTENTABILIDADE

As empresas estão cada vez mais engajadas em adotar medidas sustentáveis. Essas diretrizes tem provocado a redução de seus gastos mensais e ganhos significativos ao meio ambiente. A cultura sustentável tem sido amplamente divulgada também junto a seus colaboradores. São medidas simples tomadas no dia a dia dentro de casa.

A fabricante de bebidas Ultrapan, que fica em Valinhos, criou um Comitê de Gestão Ambiental, que tem por objetivo engajar os 190 funcionários internos e externos em ações de sustentabilidade.  A gerente de qualidade da Ultrapan, Ana Paula Moraes, destaca que a sustentabilidade está no DNA da empresa e uma das diretrizes seguidas pelos colaboradores. “Criamos uma comissão específica, onde nos reunimos para trocar ideias e demonstrar a nossa preocupação com os recursos naturais”, ressalta.

As redes sociais e a comunicação interna são fundamentais como forma de divulgação das atitudes aplicadas e dos projetos sustentáveis da empresa junto aos seus funcionários. “Quando divulgamos que estamos engajados em ações sustentáveis, além de não estar agredindo a natureza, estamos dando exemplo aos consumidores que é possível agir dessa forma. Algumas iniciativas parecem pequenas, mas devem ser passadas adiante, causando grandes efeitos positivos”, comenta.

Ana Paula diz ainda que os fornecedores também estão conscientes sobre o empenho da Ultrapan pela preservação e seguem as regras definidas pela empresa. “Nossos fornecedores são conscientes do nosso rígido padrão de qualidade e do seguimento das regras de utilização e preservação dos recursos naturais. Todos estão engajados na causa. Uma pequena semente plantada aqui dentro pode fazer grandes diferenças lá fora”, diz.

A Ultrapan desenvolve ações internas, que culminaram não somente em economia como também ganhos junto ao meio ambiente. Os capacitores de energia elétrica instalados na empresa proporcionaram uma redução de 10% no valor mensal da conta. A empresa utiliza água de poços semi-artesianos em seu processo produtivo. Para isso foi outorgada a captar e tratar a água antes de utilizá-la no processo produtivo não impactando no consumo da comunidade em seu redor. Os resíduos são descartados de forma devida evitando a agressão ao solo e uma possível contaminação. “Trabalhamos no cumprimento da legislação vigente para a nossa área de atuação. Além das normas seguidas no processo de fabricação, tomamos os cuidados necessários durante a jornada de trabalho para que as atitudes dos colaboradores causem baixo impacto ao meio ambiente”, destaca.

Para o professor do IBE Conveniada FGV, especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Luiz Fernando de Araújo Bueno, as vantagens das empresas engajadas em ações de sustentabilidade vão além da redução de contas. “Alguns benefícios que poderão ser contabilizados com essa mudança de atitude são valorização da marca, fortalecimento da reputação, melhoria do gerenciamento de risco, melhoria das condições de competitividade e maior valor agregado para a sociedade. Essa ação se viabiliza via condutas de indivíduos, grupos, organizações e redes”, diz.

Fonte: Panorama de Negócios http://www.panoramadenegocios.com.br/2016/04/empresas-apostam-em-sustentabilidade.html

REMOVER TODOS
COMPARE
0