CEOs Insights reúne altos executivos para analisarem a influência da economia no país e consequência nos negócios

“A Economia em 2014 – Conjuntura Atual e Perspectivas” foi o tema do encontro entre altos executivos na IBE Conveniada FGV de Campinas nesta quarta-feira, 17 de outubro, no Centro de Convenções IBE. Cerca de 30 CEOs compareceram à reunião para troca de experiências e discussão do assunto que influencia diretamente na atuação das empresas, além de ser crucial no processo de tomada de decisões estratégicas e análise de riscos.

CEO Insights 008

Heliomar Quaresma fala durante o terceiro CEO Insights na IBE Conveniada FGV

Por meio de uma visão histórica e de atuação governamental no país, é possível identificar os tipos de gestão que podem funcionar melhor para os empresários, uma vez que as decisões políticas influenciam diretamente na atuação de suas empresas. “Os presidentes devem decidir entre a divisão de poderes ou não e qual será o peso dado a cada influenciador neste processo”, explica Carlos Eduardo Ferreira Pereira Filho, autor do livro Making Brazil Work – Checking the President in a Multiparty System, e que falou aos CEOs sobre o impacto político social na economia e sobre as melhores estratégias para as empresas nos próximos anos. “A forma de governar uma empresa pode ser mais bem definida quando vemos a tendência para a governança político-multipartidário e sua eficácia”, completou.

Sobre a economia

Para 2014, a perspectiva, segundo o responsável pela área de pesquisa macroeconômica e pelas projeções da Consultoria Pezco Microanalysis, João da Costa Filho, dentro da visão da FIESP, é que o cenário permaneça estável segundo as medidas de controle dos índices econômicos aplicadas pelo governo. “Partindo do pressuposto de que não vamos cair em um abismo e de que não seremos irresponsáveis a este ponto, podemos esperar mais do mesmo, crescimento baixo, tendência de depreciação do câmbio e aumento do desemprego”, completou o mestre em economia.

Na visão do mercado financeiro, segundo as perspectivas apresentadas por Caio Megale, economista Sênior do Itaú-BBA e colunista no Valor Econômico, deve-se conter o consumo para o controle da economia no país. “Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu muito além do esperado. Entretanto, os anos seguintes foram marcados por decepções em relação ao PIB esperado e o atingido. O diagnóstico é de que não adianta apenas ‘colocar água’. Daqui pra frente, menos consumo”, explicou. Entretanto, para ele, o novo equilíbrio para o qual ruma a economia brasileira é positivo. “No curto prazo, a transição aumenta a incerteza, o que vem afetando a confiança dos empresários. Mas, ao longo do tempo, boas oportunidades podem emergir neste novo cenário. É preciso concentrar esforços em ganhos de produtividade para estarmos preparados para aproveitá-las”, completou.

CEO Insights 020

Da esquerda para direita, Caio Megale, João Ricardo Costa e Carlos Eduardo Filho

O CEO Insights

O CEO Insights é uma ferramenta que auxilia os executivos da alta gestão a tomarem decisões mais acertadas para suas organizações, mediante um estudo aprofundado da real necessidade de cada um por meio das experiências pessoais e cases compartilhados. “Nós temos um agendamento de encontros onde debatemos durante o dia todo um tema escolhido pelo próprio grupo”, explica Denise Rodrigues, Diretora Superintendente de uma empresa do ramo civil e que atua no conselho consultivo do CEO Insights. Além de Denise, são membros do conselho consultivo Eduardo Salvo, Flávio Paulo e Leandro José.

O evento é dividido em dois momentos onde, pela manhã, palestras fornecem dados e cases do mercado e, no período da tarde, o grupo é dividido para uma rodada de aconselhamento e aprofundamento do tema, com trocas de experiências, onde podem discutir as informações expostas e as situações vividas pelos participantes. “Criamos um espaço em que a negociação e o intercâmbio de informações ocorrem de forma livre e o tema proposto objetiva promover o desenvolvimento da economia das empresas e do país” destacou o presidente da IBE e membro do Conselho Consultivo, Heliomar Quaresma.

CEO FGV

O CEO FGV Internacional é um programa exclusivo para alta gerência que cria um ambiente de aperfeiçoamento privilegiado, reunindo líderes empresariais e corpo docente formado por professores PhD com experiência de mercado, vindos das cinco escolas da FGV. Seu conteúdo é atualizado a cada edição, trazendo sempre o que há de mais expressivo no cenário mundial.

Informações

Para mais informações sobre o programa CEO FGV Internacional ou sobre os próximos eventos para altos executivos, acesse o site www.ibe.edu.br/ceo2013 ou mande um e-mail para o endereço [email protected]

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola para preparação de executivos do Brasil. A IBE Conveniada FGV começou em 1996 e atualmente forma a maior e mais completa rede de escolas de negócio FGV no interior paulista e uma das maiores do Brasil. A IBE Conveniada FGV já formou mais de 30 mil executivos e possui oito unidades, em Americana, Araras, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Vinhedo e Rio Claro.

REMOVER TODOS
COMPARE
0