Novas oportunidades em meio à crise: a força do empreendedorismo em 2021

empreendedorismo digital

Conheça iniciativas empreendedoras que inspiram em meio à Pandemia

O sucesso está à porta de quem observou durante a pandemia uma oportunidade de empreendedorismo. Surpreendendo estimativas pessimistas, empreendedores tem reconhecido no risco de recessão deste período, um novo caminho para novos negócios.

O cenário pandêmico apresenta novos consumidores e novas modalidades de consumo. De acordo com dados do Ministério da Economia, foram gerados mais de 782 mil novos negócios no país entre Maio e Agosto de 2020.

Segundo pesquisa realizada durante o primeiro trimestre de 2021, houve continuidade no crescimento de vendas online no Brasil. Foram 78,5 milhões de compras online, um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento expressivo ficou refletido também no faturamento das empresas que, juntas, atingiram o recorde histórico de 33 bilhões de reais. Dados da Neotrust, uma das principais fontes de pesquisa para empreendedores online.

Fabrício Dantas, CEO da Neotrust, afirma seguramente o sucesso do empreendedorismo online, veja sua declaração:

“No começo deste ano de 2021, havia uma expectativa de redução da intensidade da expansão, mas com a chegada da nova variante do Covid-19 e, consequentemente, da segunda onda de contaminação que atingiu nosso país, nos deparamos com uma evolução ainda mais intensa das vendas no e-commerce não somente brasileiro, mas ao redor do mundo”.

Há razões reais para acreditar em novas oportunidades para o seu negócio ou para quem tem o sonho de empreender. Apesar da onda de fechamento ou redução de circulação no comércio físico por razão do agravamento da pandemia no país, uma nova onda surgiu e com ela uma forte economia gerada no mercado digital.

Separamos aqui algumas recomendações de negócios que estão dando certo em 2021, comprovadamente lucrativos e de baixo investimento para inspirar você.

NEGÓCIOS QUE ESTÃO DANDO CERTO EM 2021

O objeto desta leitura é desvendar os mistérios do novo mercado e esclarecer a todos os que estão com os olhos no futuro com sugestões válidas.

LOJA VIRTUAL

No topo da lista, destaca-se com alto crescimento em vendas, o e-commerce. Ter uma loja online, mesmo para quem já possui uma loja física, é uma excelente ideia de negócio devido ao menor investimento em custo, maior visibilidade e aumento de consumidores online.

DROPSHIPPING

Difícil pronuncia e excelente empreendimento. Nesta modalidade de e-commerce, você anuncia um produto sem que seja necessário ter em estoque para venda. O cliente faz a compra, você solicita ao fornecedor e ele mesmo faz a produção e entrega. Você ainda pode ter vários tipos de produtos em sua loja virtual, você só compra depois que fizer a venda.

MARKETING DIGITAL

Muitas empresas terceirizam sua atuação nas plataformas digitais. Com linguagem própria, dinâmica e descontraída, fazer a gestão de Redes Sociais por exemplo, é uma vantajosa forma de negócio, pois ele pode ser feito em home office ou em coworking (espaços compartilhados).

Este mercado amplia-se à medida da necessidade de gestão, seja apenas manutenção de conteúdo, assessoria de imprensa, feedback aos comentários ou produção de anúncios. Cada serviço deste tem seu valor agregado resultando em um bom rendimento financeiro.

EDITOR DIGITAL

O mercado digital demanda excelência estética e profissional, garantia de sair na frente, atraindo clientes através de uma boa diagramação de seus conteúdos. Trabalhos como estes são cada vez mais requisitados, o que torna o mercado de Designer Gráfico e Editor de Vídeos uma ótima oportunidade para empreender.

AULAS PARTICULARES

Parece antigo e fora de uso? Engano seu! Um crescente número clientes estão aderindo ao serviço particular de aulas de reforço ou de idiomas. Portanto, planeje e crie uma metodologia de ensino sobre o que você tem amplo conhecimento. Pode ser artesanato, culinária, instrumentos musicais, canto, reforço escolar. Com internet na mão, seu aluno pode morar até em outro país.

CULINÁRIA E GASTRONOMIA

O prazer de comer rompe com a tradição presencial e alcança um novo e crescente número de consumidores online. Seja um empreendimento para comida vegana ao famoso fast food, os aplicativos de entrega ampliam a divulgação do produto e facilitam a chegada até o cliente. Conforto e variedade associada à alimentação é uma boa pedida.

ARTESANATO

Atendendo a um grupo de artesãos em potencial ou apenas como medida terapêutica e ocupacional, os serviços artesanais têm dupla atividade de lucro: os tutoriais de criação, mais conhecidos como DIY ou “Do it yourself” (“Faça você mesmo”) e a venda desta mesma criação.

Além disto, há em inúmeros segmentos de mercado a procura por personalização de produtos, tornando sua experiência em consumo.

MODA E VESTUÁRIO

Você pode ir além da ideia de consumo de moda, criando looks integrados com vestuário e assessórios. Está em alta a combinação de peças de roupas, com calçados, pulseiras, lenços e até máscara de proteção. Tudo o que a criatividade, associada ao bom senso, permitir. As ideias prontas facilitam a empatia e os clientes adoram. Não esqueça de variar nos itens e atender públicos alternativos como moda fitness, moda plus size, entre outros.

SAÚDE, HIGIENE E BELEZA

As preocupações com nossa saúde e higiene pessoal se tornaram o assunto central nestes meses de cuidado e isolamento, e quando associados à beleza e aos cuidados diários, potencializaram o mercado de produtos de beleza e cosméticos. Alertando sobre o uso diário de higienizantes nas mãos e na casa, como também o uso diário da máscara, novos produtos surgiram, especificações de produtos antigos também se tornaram ganchos de venda, facilitando a procura e gerando ampliação do setor. O Brasil é o quarto consumidor mundial de cosméticos, número que só aumenta em tempos de pandemia.

ALUGUEL POR TEMPORADA

Com maior rigor nas regras de hospedagem e hotelaria, muitos descobriram que o aluguel por temporada está entre os negócios em alta para 2021. A integração do conforto com uma ambientação mais caseira, oferece segurança neste período, pois não se trata de um imóvel comumente compartilhado.

Sendo um apartamento na cidade ou uma casa na praia, a demanda de hospedagem e hotelaria foi suprida por iniciativas pessoais de locação por um dia ou por períodos, tornando-se um forte competidor ao mercado hoteleiro pós-pandemia.

COWORKING

As medidas restritivas reduziram a participação de funcionários em um mesmo ambiente de trabalho, levando alguns escritórios ao encerramento de suas atividades. Uma medida para manutenção e preservação do espaço profissional é a utilização destas salas, escritórios ou estações de trabalho por tempo provisório, livrando alguns profissionais do confinamento home office e devolvendo o ambiente bucólico e estrutural de trabalho.

MERCADO PET

Algumas cidades em alguns períodos de pandemia adotaram o isolamento total como medida de combate à Covid-19. Tal decisão reinventou a permanência de animais domésticos nas residências, visto que suas rotinas foram também adaptadas.

Esta transição trouxe facilitação ao mercado pet que hoje não só comercializa itens de alimentação ou entretenimento aos filhos de quatro patas. Itens de higienização, adequação do espaço doméstico, vestuário e até comida balanceada estão no catálogo deste empreendimento.

É possível disponibilizar também adestramento, hospedagem, responsáveis por passeio na diversidade deste ramo. Com isto, o mercado pet compõe uma das excelentes oportunidades de negócio para 2021.

NICHO FITNESS

A frequência restrita de ambientes públicos ou privados para exercício físico coletivo, academias funcionando com efetivo parcial de seus associados, clubes e treinos esportivos em isolamento, conduziu profissionais de educação física e mentores de exercício físico ao comércio online de suas aulas.

Alguns até criam parcerias de venda de suplementos alimentares, de técnicas de emagrecimento a curto prazo ou com alguma marca de vestuário fitness para potencializar suas vendas.

Um pequeno espaço montado em casa, um tripé e um smartphone podem resultar no aumento dos ganhos, que também conta com a descontração, motivação e criatividade do instrutor.

COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS

Importantes para nosso uso diário, os eletrônicos se tornaram indispensáveis. A necessidade na qualidade de uso, espaço de memória interna, além de velocidade de processamento e condições portáteis para transporte, alavancaram o ramo com exigências ainda maiores que nos anos anteriores.

O uso contínuo para home office, comunicação à distância com família e amigos ou entretenimento, a urgência de reparos ou de estética eletrônica garantem amplitude na atuação profissional.

Com uso domiciliar distintos, acessórios e aparelhos reutilizados são carro-chefe na venda de eletrônicos, pois o mesmo aparelho não pode mais ser compartilhado entre os mesmos membros de uma família. Quem se especializa e cumpre prazos, corre na frente neste disputado mercado.

Diante de tantas demonstrações de superação, inspire-se e já visualize a construção de imagem da sua marca, vá além do que é esperado! Especialize-se e seja o melhor naquilo que você faz, construindo gradativamente seu sucesso a partir de sua iniciativa e esforço. Supere o medo e a sensação de correr riscos, seja parte da estatística de sucesso neste novo tempo do empreendedorismo mundial.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email