‘Elas no Comando’ marca comemoração da IBE Conveniada FGV no Dia da Mulher – Evento aberto ao público será realizado em 8 de março, em Campinas
A IBE Conveniada FGV celebra o dia da mulher deste ano com o talk show Elas no Comando, em 8 de março, quinta-feira, às 19h, na unidade de Campinas.
O evento terá a condução da professora doutora em gestão de pessoas, Rosa Perrella, e as presenças da diretora da Caterpillar, Andrea Park, e da gerente de regionais da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Roberta Nunes Barbosa.
Na ocasião as três mulheres irão dar seu depoimento e discutir a questão de igualdade de gênero no país, a partir de suas próprias experiências. O evento faz parte de uma iniciativa para entender melhor o que precisa ser feito para aumentar a presença feminina na escola de negócios.
É que uma pesquisa para identificar a quantidade de mulheres nos programas de MBA, Pós-graduação e de alta liderança da IBE Conveniada FGV revelou que quanto maior o grau executivo do curso, menor a participação delas em sala de aula.
A pesquisa foi realizada pelo departamento de marketing da instituição em dezembro de 2017 com objetivo de entender o que tem levado à disparidade de gênero em salas de aula.
Com o resultado, a partir de janeiro diversas ações estão sendo implantadas. A participação no talk show é livre mediante confirmação de presença pelo e-mail [email protected] ou inscrição pelo site www.ibe.edu.br, na seção de eventos.
Dados
O levantamento para os programas de MBA apontou que as mulheres são minoria em 88,89% deles. Entre os nove cursos que começaram em janeiro de 2017, elas só superaram os homens em Gestão de Pessoas.
Entre o número total de matriculados da escola de negócios, os homens também foram maioria e representaram 59% dos alunos. Uma peculiaridade, no entanto, é que no MBA em Saúde, o percentual de alunas foi exatamente igual aos de homens: 50%.
No programa de Pós-graduação em Administração de Empresas, os alunos também estão na frente. Eles são 61% contra 39%.
Quanto maior o cargo, menor a representação delas
As mulheres perdem ainda mais longe na quantidade de vagas obtidas em produtos nobres, aqueles destinados a altos executivos como CEO FGV, MBA Pleno e MBA Global, por exemplo. Nestes, os homens compuseram 78% vagas, contra 22% de alunas.