É possível ser promovido durante a crise? Veja 8 dicas para tentar subir na carreira

É possível ser promovido durante a crise? Veja 8 dicas para tentar subir na carreira – Antes de pedir promoção,
profissional precisa ter certeza de que está superando metas e expectativas em seu ambiente de trabalho,
afirmam especialistas.

Ter uma promoção no trabalho ou ganhar um aumento é um dos maiores objetivos
de todos profissionais. Mas, com as empresas cortando custos e o desemprego em alta, ficou mais
difícil crescer na carreira. Nesse contexto, os trabalhadores ficam com diversas dúvidas sobre o
que fazer: é hora de pedir um aumento ou é melhor esperar a crise passar?

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, os empregados podem tentar uma promoção ou pedir
aumento durante a crise, mas é preciso ter certeza sobre o seu desempenho e ter cuidado ao
abordar a chefia.

“Antes de pedir promoção, o profissional precisa ter certeza que está de fato superando as metas e expectativas em seu ambiente de trabalho”, lembra Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

Segundo Leandro Bittioli, gerente da divisão de TI da Talenses, o profissional precisa sinalizar que deseja subir e apresentar seus motivos. “Assim terá o primeiro feedback para saber o quão longe ou perto você está disso acontecer. É muito importante estar preparado para receber esse feedback”, afirma.

Cristina Fortes, diretora do escritório da LHH no Rio de Janeiro, lembra que a abordagem não pode ser impositiva e tratar apenas dos interesses do profissional. “Vale abordar de forma sutil, perguntando se há espaço para aumento ou perspectiva de crescimento naquele momento”, ressalta.

Veja 8 dicas para tentar uma promoção no trabalho na crise:

1) Avaliar a situação

Todos os especialistas ressaltaram a importância de o profissional analisar sua atuação e seus resultados antes de pedir uma promoção já que o atual momento é delicado por causa da crise. “É importante ter bom senso, principalmente num momento de crise, entender o cenário da empresa e analisar se existe espaço naquele momento para o crescimento”, afirma Leandro Bittioli, da Talenses.

“O profissional deverá estudar os seus resultados positivos, e apresenta-los com clareza, cordialidade e eficiência para o seu líder imediato”, lembra Ricardo Haag, diretor da Page Personnel.

2) Apresentar resultados

Haag ressalta que o primeiro fator a ser levado em conta na hora da promoção é o rendimento individual, que gera ganhos para a empresa e para as pessoas ao entorno “Quem estiver superando metas, desafios e entregando a mais do que é pedido, certamente já estará no radar de promoções da companhia”, completa.

3) Acumular funções

“Em momentos de crise, as empresas precisam otimizar estruturas, e isso na prática, significa que todos terão que fazer mais com menos. E o esforço investido para superar esse momento de maior carga de trabalho, certamente contará pontos para o reconhecimento”, diz Haag.

Segundo Cristina Fortes, da LHH no Rio de Janeiro, o profissional pode se disponibilizar a absorver atividades novas ou de quem deixou a organização.

4) Remuneração no mercado

Cristina Fortes lembra que é importante que o profissional faça uma pesquisa para saber se o seu salário está abaixo dos valores praticados no mercado. Isso também pode ajudar a embasar o pedido de promoção. “Ele deve correr o menor risco possível de ser percebido como alguém que está desatento do contexto ou comunicar uma desmotivação indevida”, alerta.

5) Proatividade

“É importante você demonstrar muita proatividade, não olhar só para o seu umbigo e suas tarefas, além de ser capaz de poder agregar em demais áreas da empresa”, afirma Bittioli. Ele ainda ressalta a importância de ter uma atitude vencedora, demonstrando querer mudar a situação, e traçar metas.

Cristina ressalta que o profissional deve buscar superar as expectativas do gestor imediato e dar visibilidade aos resultados atingidos. “Assumir espontaneamente a liderança de projetos o coloca em evidência, ter atitude positiva, além de evitar paralisar nas dificuldades pode ajudar a conseguir uma promoção”.

6) Abordagem

Segundo Bittioli, é importante planejar a abordagem do chefe. Falar durante uma conversa informal no café ou durante um encontro no corredor não é a melhor opção. “O profissional deve abordar o chefe no momento correto, como em reuniões de feedbacks”.

Ele ressalta a importância de reuniões periódicas para que o profissional saiba sobre a sua performance e também sobre suas metas.

7) Entender o feedback

De acordo com Hagg, todas as iniciativas de conversa e feedback são saudáveis para os negócios. “Será extremamente importante evitar desconfortos e tensões nessa conversa”, diz.

 “Nesse momento é importante haver muita transparência de ambos os lados. Saber receber e responder os feedbacks”, ressalta Bittioli, da Talenses.

8) Aguardando a promoção

Caso a resposta à promoção seja negativa, os profissionais devem entender o atual momento econômico e se preparar para um novo pedido no futuro.

Para as líderes nas empresas, os especialistas reforçam que é importante ser transparente ao negar ou realizar uma promoção.

“As pessoas sempre terão expectativa de crescimento e quando o colaborador percebe que está no caminho certo e ainda não foi reconhecido, ele se questiona sobre o que está ocorrendo”, ressalta Hagg.

Lucas Garcia, de 36 anos, conseguiu uma promoção há cerca de um ano, em meio a uma das mais severas crises econômicas do país. Ele era coordenador de RH da Sodexo e foi promovido a gerente depois de 3 anos e 9 meses de empresa.

Para Garcia, o segredo é não trabalhar apenas pela promoção. “Faço o melhor que posso sempre. Tendo uma boa entrega e qualidade de trabalho, a promoção acaba chegando”, ressalta.

Segundo ele, os profissionais pensam primeiro na promoção para depois mostrar resultados, mas precisam pensar no reconhecimento como uma consequência.

Fonte: G1 Economia

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