É possível crescer no cenário atual da economia? – Paulo Grandi

É possível crescer no cenário atual da economia?
Paulo Grandi
Desaceleração da economia é tão corriqueiro na vida das empresas quanto a aceleração.
Diante de fatos, aparentemente sombrios, o que devem fazer os executivos para ajudar suas empresas a superar uma queda nas vendas?
Tomar a decisão certa na hora certa, mesmo que a decisão seja de redução para readequar a atividade da empresa ao nível de atividade do mercado.
Manter o foco nas atividades principais é uma boa decisão. A diversificação típica durante períodos de declínio da economia, na maioria das vezes, confunde e traz efeitos negativos a empresa.
Para crescer na crise a empresa deve olhar para além da “tempestade”, buscar estratégias inteligentes e definir com precisão o momento certo que devem ser postas em prática.
Não esquecer que todo planejamento da empresa começa pelas vendas e um lucro baixo não deve ser desprezado em tempos de vendas baixas. A retração da empresa sendo menor que a do concorrente deve ser comemorada.
A empresa deve fazer ajustes rápidos, mas, ser agressiva no gerenciamento de custos não significa ser agressiva no corte de custos. Isso deve ser feito com inteligência para não gastar mais do que pensou economizar. Isso vale também para o período de retomada.
Com a casa em ordem a empresa deve estar atenta a retomada de crescimento do mercado e os bons negócios que possam surgir, como aquisições, por exemplo, mas deve ter cuidado para não acelerar demais.
Vale lembra que em todas as circunstancias a empresa deve manter uma comunicação bem feita com a equipe de funcionários visando mantê-los motivados e compromissados com a realidade e com os resultados.
Sim, é possível crescer com a crise, mesmo que isso se verifique somente após a “tempestade” passar.​
Paulo Augusto Grandi é especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente está cursando Mestrado em Gestão de Negócios Internacionais pela Ohio University. È diretor da Semeq Inc, professor do FGV Management e Diretor da GForte Incorporações.
Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2014/06/coluna-do-professor-paulo-grandi_14.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645