Entrevista com a especialista da IBE Conveniada FGV, Patricia Pousa.
- O que os profissionais levam em consideração na hora de aceitar uma proposta de emprego ou optar por permanecer na mesma empresa?
O trabalho na vida do homem tem um papel essencial, não só com relação a subsistência, mas com relação a essência, fazendo com que este tenha significado na sua realização como ser humano.
Frente a isto, a escolha da carreira e a empresa onde vai exercer as suas atividades profissionais é imprescindível.
É fato, que qualquer profissional deve ter de maneira sólida a sua visão de futuro, aonde deseja chegar, seus sonhos e aspirações, no que diz respeito à área profissional. E de forma clara, a partir deste ponto, estabelecer e executar planos relacionados ao acúmulo de competências e desenvolvimento contínuo, bem como as empresas que vem ao encontro de seus desejos e valores.
Frente a uma nova proposta de troca de emprego é preciso avaliar a empresa, sua marca e crescimento no mercado, bem como o escopo do que foi oferecido. Existe possibilidade de carreira e ascensão, e em que áreas você terá oportunidade de atuar? É mais vantajoso que a empresa atual? É benéfico considerar o cargo proposto e oportunidades de desenvolvimento profissional através também de oferecimento de cursos e especializações.
Outro ponto a ser analisado é se a empresa em questão tem um bom ambiente de trabalho, entendido como o clima organizacional. Passamos mais tempo no trabalho do que em casa, e as condições que se vivem no local de trabalho, onde o trabalho em equipe, a ética e o bom relacionamento interpessoal sejam valorizados, é um dos fatores que estimulam a motivação e a retenção de colaboradores em uma empresa. Isto é uma informação geralmente disseminada no mercado.
Mas do que nunca se deve conferir como ficará a sua qualidade de vida com relação a distância da residência, e se a nova empresa impõe necessidades frequentes de horas extras ou viagens inesperadas. Sendo assim o horário de trabalho deve ser considerado, bem como as necessidades familiares, se precisará trabalhar aos finais de semana, impactando neste contexto. Observar se a proposta apresenta horários flexíveis, caso lhe interesse, bem como a autonomia de trabalho.
Salários e benefícios com certeza devem ser avaliados, principalmente fazendo-se uma análise em que fase da sua carreira o profissional se encontra. Geralmente as empresas trabalham com 30% a 40% a mais do que seu salário atual, e fatores como bônus e participações em resultados são bem atraentes. Observar e decidir levando em consideração todas as variáveis, o aumento pode não ser tão agressivo, mas as vantagens e benefícios podem valer muito a pena.