Dicas para vencer na crise, segundo especialistas da FGV

Vencendo na crise

Professores da FGV, Daniel e Simone, em entrevista ao jornal Correio do Povo

Os professores da FGV, Daniel Kroeff e Simone Simon, falam em entrevista ao jornal Correio do Povo, sobre dicas valiosas para quem quer manter seu trabalho ou ser promovido.

A queda na maioria dos indicadores econômicos mostra que o Brasil entrou em período de recessão, trazendo insegurança no mercado de trabalho, independentemente do segmento de atividade. Então, não seria esse um momento propício para a reflexão, para repensar os planos de carreira, colocando em prática toda a sua criatividade? Especialistas na área de Gestão de Pessoas consideram que essa é, sim, uma oportunidade de os profissionais refletirem sobre suas competências e atitudes.

Na opinião da palestrante e professora de MBA da FGV, Simone Simon, a crise permite soluções criativas e mudanças de paradigma. “Mas uma coisa é certa: o profissional não pode tomar atitudes baseadas nos anos anteriores, em que não enfrentou período de recessão. Se mudou o cenário econômico, é necessário mudar também as atitudes para crescer em tempos de crise”, considera.

Para o professor e consultor na área de Gestão de Pessoas, Daniel Kroeff, este é o momento de “se mexer”, de ter metas, focar no resultado e aumentar a performance no trabalho, para ser mais valorizado. “A suposta segurança no emprego não invalida o estado de alerta”, diz ele.

Por isso, os profissionais devem investir mais em suas carreiras, fazendo cursos de pós-graduação, MBA (Master in Business Administration) ou mestrado. “A qualificação é um diferencial muito importante, mas é preciso ter foco, ter consciência do que se quer. Muitas vezes, ampliar conhecimento independe de dinheiro. É só procurar que será possível encontrar algum curso que preencha as aspirações profissionais de cada um”, avalia.

Na mesma linha, Simone afirma que estar sempre atualizado e inovando em sua área de atuação contribui para a permanência no emprego e para uma perspectiva de sucesso futuro. “Há espaço para bons profissionais em diversas áreas do mercado”, diz ela.

Segundo a professora, se as pessoas acreditam em si mesmas e em seus potenciais, elas podem cruzar habilidades e competências de um ambiente para outro, trocando de áreas dentro de empresas e mercados. “Isso pode fazer com que você se sinta mais completo, mais criativo e com maior capacidade de solucionar problemas.”

Para os que não têm condições financeiras, o Senai e Senac oferecem cursos gratuitos para formação técnica, em vários segmentos. Simone lembra que a FGV também disponibiliza cursos online gratuitos em diversas áreas. “Esses são exemplos de que, para quem tem força de vontade e determinação, é possível evoluir em conhecimento”, observa.

COMPETÊNCIAS: O professor Kroeff acredita que é preciso desenvolver também a parte pessoal, as competências relacionais, que nada mais são do que o desempenho intelectual e emocional, caminhando juntos e influindo, positivamente, no relacionamento entre as pessoas e a empresa. “É indiscutível o impacto da felicidade na vida das pessoas. Aprenda a gostar do que você faz e sempre veja o lado bom das coisas”, essa é uma de suas dicas. “Existem técnicas para isso”, lembra ele, acrescentando que, além disso, é preciso desenvolver a capacidade de gerar resultado, o que é avaliado de modo especial na seleção realizada por executivos.

OITO CAMINHOS

SAIA DO PILOTO – AUTOMÁTICO NEGATIVO: Ao invés de reclamar e dar desculpas, aproveite o momento para ver o que você pode fazer de diferente.

QUALIFIQUE-SE: É sua responsabilidade cuidar da sua carreira. Faça por sua conta. Sites oferecem programas de estudo gratuitos em diversas áreas do conhecimento.

ESTEJA INFORMADO: Você precisa estar a par das notícias mais importantes. Leia jornais e sites de informação.

PESQUISE: As revistas de negócios trazem boas ideias sobre empreendedorismo. Talvez você tenha um perfil empreendedor.

SEJA O MELHOR E NÃO COBRE POR ISSO: Mesmo que você tenha atingido as metas do mês ou finalizado um grande contrato para sua empresa, esta não é a hora de pedir aumento salarial. Entender o momento econômico e estar ao lado da empresa vai fazer você sair da crise com sua imagem fortalecida e com muito mais chance de receber o que merece.

REVISE SEU CURRÍCULO: Dê ênfase às realizações e aos resultados alcançados em sua carreira.

ATIVE SEU NETWORKING: Sua rede de contatos é fundamental para quem busca novas oportunidades.

SORRIA MAIS: Em época de crise, as pessoas ficam tensas, receosas e pessimistas. Já pensou em ser atendido por alguém assim?

FONTE: Jornal Correio do Povo

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645