Dicas para um bom currículo executivo

Dicas para um bom currículo executivo

 

Viviane Gonzalez

 

Diante das novas necessidades mercado de trabalho e da agilidade dos processos na Era Digital, torna-se essencial a elaboração de um currículo atualizado e focado em resultados. A vida do profissional resumida naquele papel, representa a base de dados que os headhunters utiliza para fazer uma pré-análise do perfil do candidato. Por isso, é imprescindível que as informações sejam ao mesmo tempo verdadeiras, coesas, concisas, mas também completas. Neste sentindo, algumas dicas são importantes para que o candidato não fique fora do processo ou perca uma aprovação por descuido.

 

Um ponto relevante que vale citar é que muitos currículos não possuem os dados de contato atualizados. As pessoas não se atentam para esses detalhes que fazem toda a diferença e perdem oportunidades fantásticas por não serem encontradas. Então, cheque os dados antes de entregar o currículo. O telefone fixo da residência não vai adiantar muito se ninguém ficar na casa no horário comercial, por isso opte por sempre incluir o número do celular pessoal. Além disso, o e-mail indicado deve ser acessado pelo menos diariamente. Ainda, além de colocar sua cidade de residência, informe se tem disponibilidade para mudança ou viagens.

 

A formação acadêmica também é indispensável bem como a data de conclusão de cada curso.

 

A fluência em outros idiomas, ainda mais em tempos de mercado totalmente conectado e globalizado, é um quesito igualmente importante. Não somente no inglês, mas a comunicação em qualquer outra língua pode ajudar a alavancar a carreira. Mas, seja sincero e indique o nível correto. O idioma costuma ser testado na entrevistas individual e por testes.

 

Um bom currículo contém datas. Os heahunters costumam verificar a evolução dos profissionais. Quanto tempo permaneceu em cada empresa, como foi a evolução de cargos… Uma coisa é um profissional permanecer em uma organização por 15 anos e ter ficado todo esse período na mesma função. Outra situação é, se nesse mesmo prazo, ele tiver passado por outros cargos, promoções, cursos, treinamentos.

 

Por fim, inclua os resultados obtidos. Não adianta apenas se comprometer com a realização de algo. É preciso, antes, comprovar as conquistas obtidas nas funções anteriores com dados e informações que ajudem os selecionadores a entenderem sua forma de trabalhar e se relacionar. E por fim seja: sincero, transparente e consistente. Mesmo em um período de pressão para se destacar entre milhares de concorrentes, a honestidade é, acima de tudo, fundamental para qualquer candidato.

 

Sócia Fundadora da Weplace, Viviane Gonzalez acumula mais de 9 anos de experiência em Executive Search. Atualmente é a responsável pela Weplace Talent, baseada em Campinas, que assessora clientes na busca por talentos e futuros líderes para suas organizações. Viviane é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RS e tem MBA em Marketing pela FGV-RS. É fluente em inglês.

 

Fonte: Panorama de Negócios

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645