Dicas Para Conseguir Uma Boa Renegociação De Aluguel

Dicas para conseguir uma boa renegociação de aluguel – Com o fim do contrato de aluguel, chega o momento do reajuste de valores. Porém, com o mercado de locação de imóveis em queda, este é o momento ideal para tentar uma renegociação com o proprietário. De acordo com o Índice FipeZap, divulgado em janeiro, nos últimos três anos, o preço do aluguel caiu 7,1%.

Com algumas dicas, é possível fazer com que os custos abaixem, seja em casa ou em seu consultório. “O mercado imobiliário está favorável para o locatário, devido ao aumento de imóveis disponíveis no mercado, principalmente os comerciais. Então, quem vai alugar hoje, tem o poder de negociação”, comenta o professor de gestão financeira da IBE Conveniada FGV Diego Barbieri.

Conhecer a concorrência melhora seus argumentos

O primeiro passo na hora de renegociar o aluguel é pesquisar. É muito importante que você tenha o mínimo de conhecimento sobre qual valor estão cobrando em imóveis similares ao seu. “Seja no mesmo prédio, no mesmo conjunto comercial ou imóveis com as mesmas características de metragem e número de cômodos. Este é um bom argumento para você dizer que o mercado está cobrando abaixo disso e, assim, não há porque ocorrer o aumento”, ressalta Anderson Pellegrino, professor de economia da IBE Conveniada FGV.

Seja sempre um bom inquilino

Se você é o tipo de pessoa que paga o aluguel em dia, cuida bem do imóvel ou chegou a fazer melhorias nele, poderá usar isso a seu favor na hora de renegociar os valores com o proprietário. “Para o dono do imóvel, pesa muito a parte da manutenção. Ele pode até abrir mão de receber mais para ter um inquilino que cuida melhor do local ao invés de alguém que só lhe traga dor de cabeça”, pontua Pellegrino.

Alguns locadores preferem renegociar e reduzir o valor do aluguel para manter o imóvel alugado. Neste caso, se ele for desocupá-lo, poderá ter muita dificuldade em encontrar um novo inquilino”, acrescenta Barbieri.

Reorganize suas finanças

Conseguir diminuir o valor do aluguel é uma ótima forma de melhorar seu orçamento. Porém, não há garantias de que conseguirá um acordo. Caso não seja possível, reorganize suas finanças e considere uma mudança de endereço. “Evite os gastos extras e desnecessários e mantenha uma boa planilha de orçamento sempre atualizada, controlando receitas e despesas. Em caso de dívidas, renegocie ou faça a portabilidade delas. Diante dessa situação, tenha mais atenção ainda no controle financeiro pessoal”, sugere Pellegrino.

Caso consiga lidar com o aumento no aluguel, uma dica é pedir ao proprietário do imóvel que faça benfeitorias, em uma forma de justificar o reajuste. “Você pode barganhar uma renovação da pintura, atualização da rede elétrica, consertos pontuais. Tudo isso custeado pelo locador”, conclui Pellegrino.

Fonte: Conexão Seguros Unimed

REMOVER TODOS
COMPARE
0