Nunca se falou tanto sobre a importância da inovação nas empresas e de se promover essa cultura entre os colaboradores, com objetivo de criar valor para o negócio. Essencial em todos os setores de trabalho e de serviços, devemos lembrar que a inovação não é um departamento, mas sim um processo diferente dos demais, que só acontece após muitas tentativas, com o objetivo de gerar um sistema criativo e sustentável na criação de produtos e soluções.
Acostumados a trabalhar para garantir que as estratégias e operações da empresa estejam alinhadas com os planos e políticas estabelecidos, os executivos devem encabeçar e patrocinar as ideias de inovação corporativa. O CEO deve ser o maior precursor da causa, ou seja, ter a inovação na veia. Mas será que as empresas e esses líderes estão preparados para essas transformações?
O relatório “Inovação na América Latina: as fórmulas das empresas líderes na região”, encomendado pela Visa à Americas Market Intelligence, divulgado em maio do ano passado, mostra que 8 das 20 empresas mais inovadoras da América Latina ficam Brasil, o que é um excelente indicativo e o coloca à frente de México, Colômbia, Argentina e Chile.
Uma pesquisa feita McKinsey & Company, que traz uma série de insights interessantes sobre o assunto, revelou que 84% dos entrevistados acreditam que a inovação é importante para uma estratégia de crescimento. 80% deles afirmaram que os modelos de negócios estão em risco.
Confira outros pontos do relatório:
- 80% das 20 empresas mais inovadoras têm uma equipe dedicada à inovação;
- 15 é o número médio de parcerias com startups;
- As empresas são majoritariamente horizontais e com espaços colaborativos;
- 80% delas utilizam inteligência artificial e/ou aprendizado de máquina.
Mesmo com os números positivos do nosso país, a pesquisa apresentou que apenas 6% afirmaram que estão satisfeitos com o desempenho da inovação. Isso mostra que são poucos os que sabem exatamente em que o problema consiste e como melhorar em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Pensando nisso, elencamos 8 dicas de inovação corporativa para a sua empresa. Acompanhe:
CEOs devem defender a inovação
A inovação corporativa é uma medida que deve vir de cima, ou seja, ser defendida por todos os executivos C-Level.
Um CINO pode fazer a diferença
Esse profissional será responsável pelas iniciativas, projetos, planejamentos e tudo o que está relacionado ao programa de inovação corporativa, e embora não atue sozinha, supervisionará o que acontece na área e atuará na tomada de decisões importantes.
CINO é a sigla para Chief Innovation Officer (CIO se refere ao Chief Information Officer, responsável pelo setor de tecnologia da informação).
Foco no cliente
Empresas inovadoras costumam desenhar produtos, serviços e processos internos a partir da visão do cliente. Fala-se muito em “customer centricity”, mas o que se vê na prática são apenas experiências de uso melhoradas. Isso é só parte da equação. O desafio de ter um mindset real de foco no cliente está no redesenho dos processos internos, e não dos produtos.
Tenha clareza
Será que a empresa precisa desenvolver produtos disruptivos? Criar tecnologias que ainda não existem? Potencializar as que já estão disponíveis? Mudar a área de atuação para algo que o mercado demanda? É fundamental que os objetivos da empresa estejam claros.
Inovação: Investimentos
Isso não significa que sua empresa terá que gastar milhões para colocar um programa de inovação corporativa em ação se não tiver tal quantia à disposição, mas é importante reservar uma parte do orçamento.
Métricas
Definia as métricas que se deseja obter, as quais nem sempre são conhecidas (ou escolhidas adequadamente) nas empresas. Descubra onde precisa melhorar para obter bons resultados.
Pense fora da caixa
A inovação trará ideias, planos e procedimentos bem diferentes dos tradicionais da empresa, e é importante ter a mente aberta para lidar com o tema de uma maneira natural e positiva.
Prepare-se para o mercado
Destinado para altos executivos, o programa C-Level FGV conta com uma estrutura modular, personalizada e flexível, adaptada à rotina e necessidades de desenvolvimento da alta gestão, com foco na evolução e inovação do mercado.
Elaborado para alavancar o desempenho e preparar os executivos para desafios futuros, tanto no nível individual como organizacional, nele, o participante tem a oportunidade de mergulhar em seus pontos fortes e fracos, priorizando aquilo que é relevante em seu momento pessoal e profissional, dentro de sua expertise ou mesmo desenvolver novas competências e habilidades em áreas complementares.
O diferencial do programa é sua estrutura em 3 grandes eixos temáticos, complementares e independentes: Módulo Liderança e Inovação; Módulo Estratégia Corporativa e Negócios; e o Módulo de Competências Funcionais – composto por cursos de curta duração sobre cada função de C-Level (CFO / CIO /CHRO / CMO / COO).
O curso conta com uma módulo exclusivo sobre Liderança e Inovação, onde é possível desenvolver seu leadership brand e fomentar práticas inovadoras, proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizado única, que mudará sua maneira de liderar equipes, formar novos líderes e conduzir sua organização em ambientes turbulentos.
Gostou desse conteúdo? Então confira outros em nosso blog!
10 motivos para você alavancar a carreira com a PÓS ADM FGV