Dicas Para Fechar Novos Negócios

Em tempos de crise, como esse de pandemia, os negócios ficam mais difíceis, e é fácil perder o foco. O problema é que algumas empresas podem começar a deixar alguns critérios de lado, abordando clientes que não tenham afinidade ou qualquer atração pela marca, que não trazem lucros. Em resumo, o tempo perdido com estes clientes suga a sua oportunidade de focar em clientes verdadeiramente potenciais.

Conquistar novos clientes e ganhar a fidelidade dos antigos é um desafio, por isso, não venda produtos, venda soluções. Agora, é extremamente necessário que as técnicas de vendas sejam aprimoradas. É hora de agir e de criar um processo de vendas bem estabelecido. Mais do que a qualidade de um produto ou serviço, o seu cliente deseja ter uma experiência completa de compra.

Mas, afinal, o que é possível fazer para engajar os compradores, principalmente nos momentos de dificuldades econômicas? Confira 8 dicas que podem ajudar nessa tarefa:

 

1) Ouça o mercado

Aprender a “escutar o mercado” é um grande trunfo pra quem quer ampliar ou manter o seu negócio de vendas. Escutar o mercado é muito mais do que ouvir apenas o que as pessoas dizem em palavras, é percebê-las como um todo, entender seus desejos, seja qual for a maneira como se expressam, partindo logo para a ação e visando atendê-las com produtos, serviços, facilidades de atendimento, preço e o que mais for necessário.

 

2) Não tenha medo do não

Muitos vendedores têm medo de receber um não do cliente. Porém, pior que receber um não, é ficar esperançoso com uma venda que você nunca iria fechar. Lembre-se que o cliente precisa da sua ajuda para dar um último passo. Ele nunca irá falar para você: “Aqui está meu dinheiro, quero comprar”.

Vendedor, defina todos os passos especificamente, e quando tudo que o cliente pediu foi cumprido, é hora de pedir pela venda. Algumas perguntas que você pode fazer:

“O que precisamos para dar um próximo passo para efetivar o negócio? Existe alguma dúvida que posso esclarecer?”

“Ao que parece, podemos atender todas as suas necessidades. Vamos avançar?”

 

3) Atraia positividade para a sua venda

 Faça mais do que um simples atendimento, faça uma venda consultiva, ajuda os clientes com uma solução, ao invés de empurrar o produto ou serviço goela abaixo. Dessa forma, ganha-se mais que um cliente, ganha-se um amigo. E um amigo que adota a sua solução é um amigo que pode indicar você a outros. Durante a conversa com o cliente, seja positivo e utilize boas afirmações, como:

“Legal! Acredito que possamos fazer um excelente trabalho juntos!”

“Perfeito! Que bom que estamos alinhados quanto a isso!”

“Tenho certeza que fará muito sentido continuarmos dessa maneira.”

 

4) Saiba quem é o seu público

Um grande vendedor precisa conhecer o perfil dos seus potenciais clientes e estar sempre aberto ao contato com eles, para entender suas necessidades, vontades, motivações, mas sem esquecer das limitações de cada público. Há diferenças enormes entre lidar com um público que cresceu com um smartphone na mão e outro que usa o aparelho só para checar mensagens. Esse é só um exemplo da importância de conhecer bem os clientes.

 

5) Não esqueça da concorrência. Fique de olho nela!

 Não se iluda: por mais simples que seja o seu negócio, há sempre um concorrente! Você precisa conhecer sua concorrência e saber todos os diferenciais a fundo. Ficar de olho na concorrência não é tarefa fácil, mas é indispensável. A competição entre grandes montadoras de carros, por exemplo, é tão forte que qualquer passo em falso pode significar perdas milionárias.

 

6) Foque nos leads de maior potencial

É importante ter o seu perfil de cliente ideal bem definido, saber a fundo os principais desafios que ele e a indústria enfrentam, e preparar para que os seus serviços sejam a melhor solução para estes desafios. Assim que você identificar que está falando com um cliente que não está no perfil, encerre logo a conversa e parta para outro contato.

 

7) Faça liquidações e renove o estoque 

Lance mão das liquidações nas seguintes situações: troca de coleção, finalização de estoque, geração de fluxo na loja e negociação de grandes volumes com a indústria. Identifique os produtos da liquidação, como aqueles que não tiveram bom giro e itens de coleções antigas.

 

8) Construa uma boa imagem nas redes sociais  

marketing nas redes sociais pode ser um grande aliado em sua estratégia de vendas. Além de eficiente para gerar novas oportunidades de negócio, a estratégia também possibilita que sua marca alcance os clientes e melhore sua presença online.

Se a sua empresa ainda não utiliza essas poderosas ferramentas, conheça um pouco sobre cada uma e conecte-se agora mesmo! O Facebook ajuda a construir a imagem da empresa e o relacionamento com os fãs. O Instagram mostra o cotidiano e os bastidores do negócio. O Twitter é bom para conteúdos atuais e curtos. O YouTube permite explorar formatos como séries e entrevistas. O WhatsApp é o canal mais próximo do cliente, por isso deve ser usado de forma consciente e não invasiva.

 

Gostou das nossas dicas?

Lembre-se, na crise surgem grandes oportunidades e no mundo dos negócios, as empresas que crescem são as que conseguem descobrir e explorar oportunidades.

Fique atento, defina as suas estratégias de venda, descubra com mais clareza o que pode oferecer de melhor para que a sua marca seja diferente. Trace metas e objetivos. Planeje-se e boas vendas!

 

Confira mais conteúdos como este no blog!

Sustentabilidade Corporativa: valor, boa reputação e lucro para as empresas

Aprenda a usar o Canvas para estruturar seu modelo de negócios

 

IBE Conveniada FGV

REMOVER TODOS
COMPARE
0