Na era digital, os desafios da educação são novos. Mas, a importância do professores é a mesma. Para além da tecnologia ao alcance de um clique, os profissionais do ensino continuam com a missão de transferir saberes, mais do que conhecimentos.
De acordo com o professor da IBE Conveniada FGV, Emerson BZ, o conjunto de valores e informações aprendidos em sala de aula é a base para os relacionamentos comerciais e interpessoais. “A educação tem papel fundamental para transformar as comunidades ao longo do tempo, e para melhor”, diz. Para Paulo Ferreira Barbosa, também professor da escola de negócios, pessoas com mais informações tornam-se mais autoconfiantes e promovem mais melhorias.
“Recomenda-se o estudo para aquisição de mais conhecimento ou formação avançada, para estimular a mente para novos horizontes e perspectivas da realidade”.
Emerson concorda. “Dentro de um contexto de profunda mudanças, e cada vez mais rápidas, é fundamental manter-se atualizado. É o único caminho para empregabilidade e contribuição para a melhoria da sociedade”, avalia.
Professor: experiência e referencial para toda a vida
Aluna da IBE Conveniada FGV, Carolina Pelaio afirma que não só o conhecimento, mas também a experiência
e o referencial dos professores são um norte para a vida toda. “Durante toda a minha vida tive referenciais e muitos deles foram meus professores, não só pelo que me ensinaram mas por seu comportamento. Para mim, professor era sagrado”, conta.
Carolina conta que seu último professor foi Flavio Rodrigues, orientador do seu TCC. “Jamais me esquecerei de tudo que aprendi com ele. A forma que me ensinou a enxergar criticamente e o modo de buscar promover transformação por meio da responsabilidade social e sustentabilidade”, explica.
O TCC dela recebeu nota 10, a mesma nota que dá aos docentes da IBE Conveniada FGV. “Aprender com eles
com certeza foi aprender com os melhores. São nota 10”, termina.
Professor: compartilhando conhecimentos
Em qualquer nível educacional, seja o ensino infantil, médio, graduação ou cursos de pós-graduação, o professor tem um papel fundamental e, mesmo que não se perceba, eles se tornam os roteiristas que auxiliam na produção da nossa própria história.
Um dos primeiros professores contratados da IBE Conveniada FGV, Ruy Bottesi viu na educação uma oportunidade de beneficiar os estudantes com a sua experiência. “Há anos, tive a oportunidade de poder apresentar a minha experiência profissional associada às disciplinas que lecionava. Sem dúvidas, estar na sala de aula foi muito enriquecedor.
Além disso, os ensinamentos que Bottesi encontrou na educação ultrapassavam as questões didáticas. “A gente passa a aprender diariamente a lidar com a disciplina, de ter compromissos, humildade e disposição para aprender para poder ensinar com qualidade”, afirma.
Já para o professor Ney Vasconcellos, recém chegado na IBE Conveniada FGV, diz que se conectar com as novas gerações é um dos desafios mais valiosos. Vasconcellos foi o último professor contratado da IBE Conveniada FGV e tem inúmeras expectativas para a experiência educacional. “Eles pensam rápido, gostam de debater e de participar. Para mim, é de extrema importância criar esse espaço onde eles possam praticar a dialética e não conviver com o monólogo do professor”, fala.
Vasconcellos ainda fala que estar em sala de aula é ter um networking constante. “Esse contato é renovador e traz novos conhecimentos que servem também de aprendizados pessoais. O contato com os alunos tem sido fantástico”.
E ainda, ter os desafios diários da profissão se torna gratificante quando eles podem observar o crescimento pessoal de seus alunos. “Estamos lidando com a capacidade deles exporem seus ideais e pontos de vista. Precisamos continuar sempre trabalhando com atividades que exercitem o ato de pensar e que faça com que o nosso aluno seja capaz e esteja seguro de enfrentar os seus próprios desafios”, explica Vasconcellos.
Ao pensar em momentos gratificantes, Bottesi finaliza com uma reflexão importante de Lord Baden Powell: “A arte de ensinar possibilita ao Professor a oportunidade de deixar à sociedade um mundo melhor que encontrou”.
A IBE Conveniada FGV deseja a todos os professores um feliz dia, mês e ano!