Sitenoticia

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

 

COLUNA DO PROFESSOR SERGIO MIORIN

O desenvolvimento de pessoas é fundamental para a empresa ser competitiva e ter as mesmas possibilidades que seus concorrentes no mercado, ou, no mínimo, se manter nele. Esse assunto muito antigo, existe hoje e existirá sempre. As empresas esquecem que para atingir as metas e objetivos tão competitivos são necessários os profissionais. De nada adianta metas e objetivos, se não há pessoas preparadas e desenvolvidas. Os profissionais e empresas precisam se desenvolver. Assim, o ciclo ganha-ganha fica evidente e ambos satisfeitos com os resultados.

Quando a empresa se desenvolve e o profissional não, provavelmente, ao longo do tempo, ele será convidado pela empresa a se retirar. Quando o profissional se desenvolve e a empresa não, provavelmente ele irá buscar desafios em outro local de trabalho. Por isso a importância de desenvolvimento para todos.

 

Um profissional capacitado e com bom nível de desenvolvimento pode escolher onde trabalhar, e não ser escolhido, além de ter chances maiores de crescimento na carreira, sejam financeiras ou profissionais (promoção).

O ponto principal, quando falamos em desenvolvimento, não é o aumento de salário ou uma avalanche de cargos conquistados. Em verdade, são graus de complexidade maiores, realização de tarefas mais difíceis.

Hoje, o Brasil está atravessando novamente dificuldades econômicas, o que afeta diretamente os profissionais e empresas, com complexidade maior de tecnologia e, principalmente, das relações humanas. Os profissionais precisam ser preparados para graus de exigências maiores e novas complexidades. Assim, o desenvolvimento está cada vez mais ligado à complexidade. Podemos definir como desenvolvimento: “a capacidade dos profissionais para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade”.

O desenvolvimento é o patrimônio mais importante de um profissional e de sua carreira. Quanto mais o profissional aprende a atuar em determinado nível de complexidade, menos provável é que ele regrida em sua carreira. O desenvolvimento é um patrimônio que o profissional levará consigo por toda sua carreira, onde quer que seja, como contratante ou contratado.

O desenvolvimento e a carreira caminham juntos. Assim, podemos definir como carreira: um caminho seguido por profissionais, atingindo posições de trabalhos em empresas. Ao se conseguir conciliar o desenvolvimento dos profissionais e da empresa tem-se a carreira.

Precisamos nos atualizar o tempo todo, independentemente do nível de investimento disponível para o momento. O mercado competitivo é tão acirrado, que um curso de pós-graduação já é considerado básico. Precisamos estar preparados o tempo todo, pois as oportunidades muitas vezes não são avisadas com antecedência e, assim, caso não estejamos preparados, podemos perdê-las.

Sergio Henrique Miorin é Graduado em Engenharia Elétrica modalidade em Eletrônica pela USF – Universidade São Francisco, Pós-Graduado Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, Pós-Graduado Especialista MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e mestrando em Educação pela Unisal. É Diretor Geral da SM – Consultoria, Treinamentos e Palestras, colunista no Jornal de Valinhos, consultor de empresas e leciona em instituições de ensino, em cursos técnicos, graduação, pós-graduação especialização e pós-graduação especialização MBA como: IBE/FGV

Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2015/07/desenvolvimento-de-pessoas-passado.html

REMOVER TODOS
COMPARE
0