Desemprego e dívidas deixam consumidor mais cauteloso neste Natal

Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que os consumidores devem gastar até 5% menos no Natal deste ano

Em 2016, os economistas acertaram em cheio. Não foi um ano fácil. Os índices de desemprego subiram, o PIB recuou, a projeção de crescimento diminuí a cada mês e, com esse cenário, a expectativa de vendas do comércio para o Natal não podia ser diferente.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que os consumidores devem gastar até 5% menos no Natal deste ano, em comparação com 2015.

De acordo com o professor da IBE Conveniada FGV, Paulo Ferreira Barbosa, doutor em Economia, diante do panorama atual, os consumidores adotaram uma postura cautelosa na hora de comprar. “Terminamos o ano com mais pessoas desempregadas e, consequentemente, mais endividadas. Muitos não conseguem pagar nem as contas essenciais, como água e luz, sem falar a dívida com a casa própria, cheque especial e cartão de crédito”, diz.

Até mesmo quem não está nessa situação acaba ficando inseguro e, com isso, prefere gastar menos. Para não entrar em 2017 no vermelho, a dica do especialista é priorizar o pagamento das dívidas e reduzir os gastos. “Se for comprar, opte pelo pagamento à vista. Se a pessoa é uma compradora por impulso, o conselho é até drástico, mas o ideal é evitar frequentar lugares que incentivem o consumo”, alerta.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645