Estratégia de marca é seu ingrediente secreto.
Quando eu era criança, sempre me perguntava qual superpoder seria o melhor para se ter. Poder voar? Ser invisível? Ler mentes? Hoje em dia, às vezes me pergunto a mesma coisa sobre marcas e suas equipes de marketing. Se você pudesse ter uma varinha mágica, qual superpoder você escolheria? Foco e priorização claros? Melhor retorno do investimento (ROI) e eficiência em todos os canais? Uma equipe capacitada? Dando aos seus clientes a razão mais clara para escolher sua marca e apenas sua marca?
A questão é que não é necessária nenhuma habilidade sobre-humana para ter tudo isso para sua organização – e muito mais. Tudo o que é preciso – e entendo que isso não é tarefa fácil – é uma estratégia de marca sólida. Em um ambiente altamente competitivo e polarizado, uma estratégia de marca forte não é apenas valiosa, é essencial. Infelizmente, a maioria das empresas tem dificuldade em se destacar da concorrência. De acordo com uma pesquisa do Gartner, apenas um em cada quatro entrevistados pode ver a diferença entre as marcas em um determinado conjunto competitivo.
Se você achar difícil defender o investimento em estratégia de marca, considere explorar e comunicar como e por que isso pode levar sua organização a novos patamares.
6 razões pelas quais a estratégia de marca é importante para sua organização
Nº 1: Foco e priorização
Quando sua organização e equipe de marketing estão alinhadas em torno de uma estratégia de marca, isso fornece clareza sobre onde alocar recursos. “Isso ajudará a construir a marca?” deve ser uma pergunta comum ao avaliar novas oportunidades. Se um bom estudo de caso não puder ser feito ou uma oportunidade de marca melhor estiver disponível, a escolha do recurso é fácil de fazer.
Nº 2: ROI e eficiência em todos os canais
Uma estratégia de marca forte permite que você concentre as mensagens em alguns pontos estratégicos importantes. Como resultado, suas mensagens entre os canais se baseiam umas nas outras. Isso promove ganhos de eficiência e ROI, porque as mensagens trabalham juntas para dar suporte a um aprendizado maior e, assim, criar impacto à medida que avançam.
Nº 3: Empoderamento da equipe
Uma estratégia de marca é um grande direcionador. Com uma, muito menos tempo é gasto alinhando prioridades e execução. Por exemplo, a equipe da Southwest Airlines oferece aos clientes uma experiência de marca consistente que é exclusivamente da Southwest, mas de uma maneira genuína e sem roteiro. Os clientes entendem profundamente a marca e o que a torna especial. Por isso, os funcionários têm licença para dar vida à marca em cada interação com o cliente.
Nº 4: Clientes fiéis
As conversas de marketing tendem a girar em torno de quais clientes “ir atrás”. Idealmente, porém, os clientes o procurariam porque está bem claro que sua marca é a melhor e única escolha. Uma estratégia de marca forte é baseada na compreensão profunda do cliente, o que direciona seu público-alvo para sua marca.
Nº 5: Um roteiro de inovação claro
Com uma estratégia de marca clara, você sabe o que os clientes querem – agora e no futuro. Ele fornece insights sobre como as inovações serão percebidas no mercado em meio às forças competitivas. Esse foco e compreensão oferecem uma maneira objetiva de priorizar e “despriorizar” ideias e projetos.
Nº 6: Melhores parcerias
Uma estratégia de marca bem elaborada e executada fomenta parcerias mais fortes, seja com uma agência, canal ou outra marca. Dá aos seus parceiros uma compreensão clara do que você representa e para onde está indo, para que eles possam sugerir colaborações apropriadas mais rapidamente. Por sua vez, você pode olhar objetivamente para futuras colaborações para garantir que elas apoiem adequadamente o crescimento da sua marca.
Julie Reeves atuou como CMO, Gerente Geral e liderou várias facetas de organizações de marketing, incluindo estratégia de marca, insights, criatividade e inovação.
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