Sem Título 1

A partir de temas como profissões do futuro, inovação no mercado de trabalho e gerenciamentos de projetos, a IBE Conveniada FGV de Campinas ofereceu, de 14 a 16 de maio, um Ciclo de Palestras que recebeu cerca de 300 participantes nos três dias de evento.

Quem iniciou o encontro, no dia 14 de maio, foi o prof. Newton de Matos Roda, o qual falou sobre o futuro das profissões. De acordo com ele, não surgirão novos trabalhos, mas haverá um processo de adaptação dos que já existem. Para o professor, “quando você está aberto a mudanças, você se adapta melhor”.

O vice-presidente da Croda, Richard Pino, trouxe suas experiências e conhecimentos na área de valor agregado para o segundo dia do ciclo, 15 de maio. Durante a palestra, o profissional explicou a importância de constantemente atualizar os produtos de uma empresa, como precificá-los, além de abordar as diferenças entre valor agregado, escala e volume.

O vice-presidente da Croda, Richard Pino, abordou inovação no mercado de trabalho

Segundo Pino, manter o portfólio de produtos atualizado gera valor agregado. “A inovação gera exclusividade, que produz três tipos de comportamento no cliente”. Ele ainda acrescentou que, para precificar, é preciso comparar a partir das propostas do mercado.

As melhores práticas de planejamento de projetos e sustentabilidade foram os temas abordados na palestra de André Valle, professor da FGV – um dos criadores do MBA de Projetos da instituição – e proprietário da cervejaria artesanal Masterpiece, situada em Niterói (RJ) e de Eugenio Caputi, empreendedor e proprietário da cervejaria artesanal A Tutta Birra, localizada em Piracicaba. O evento aconteceu em 16 de maio.

Prof. André Valle e empreendedor Eugenio Caputi contam suas experiências com suas cervejarias artesanais

No encontro, Caputi, que disponibilizou chopp da marca para os participantes provarem, iniciou o discurso contando a experiência com seu negócio. Em seguida, Valle falou sobre seu projeto, desde a fase de ideação ao planejamento, transitando pela execução, dificuldades, desafios e estratégias.

O gerente financeiro Lucio Alves saiu de Sorocaba para prestigiar os três dias do ciclo. Ele revela que quer aplicar os conhecimentos que adquiriu nos encontros em sua vida. De acordo com ele, as palestras lhe deram uma visão diferente de mercado, voltada para valor de produto. “Valeu o esforço. Aplicar os conhecimentos que adquiri nas palestras é um dos principais objetivos de vir aqui. É um plano para o futuro, para os próximos cinco anos”.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/