CUSTOS COM ENERGIA PREOCUPAM INDÚSTRIA DE TRANSPORTE & LOGÍSTICA
Os CEOs do setor de Transporte & Logística consultados pela PwC para a 18ª Pesquisa Anual de CEOs (CEO Survey) apontaram os elevados e voláteis custos com energia como um fator de preocupação para a boa gestão do negócio. Apesar da atual queda na cotação do Petróleo no cenário internacional, 71% dos CEOs entendem o custo de energia como uma questão central e “incontestável” no segmento. “Não há como ignorar a relevância deste custo na indústria de Transporte e Logística, afinal, o gasto energético é muito alto e afeta diretamente as margens. Um bom planejamento de custos é fundamental para estar à frente do mercado e garantir o crescimento, inclusive por conta dos gargalos na infraestrutura que temos no país, outra fonte de preocupação aos CEOs brasileiros do setor”, afirma Marcio Lutterbach, sócio da PwC Brasil e líder da área de Transporte & Logística.
Em relação à confiança destes executivos sobre a economia global, 41% se mostram confiantes na melhora das condições gerais – uma alta considerável na comparação com os 17% registrados nas duas últimas edições da pesquisa.
O segmento também apresenta uma tendência importante: os CEOs estão à frente dos movimentos “cross-industry”, já que 35% dos consultados já participam ou participaram deste tipo de operação, enquanto quase 60% deles antecipam aumento no número de competidores de outras áreas.
Presença digital
Com a competição acirrada, os CEOs de T&L estão em busca de novas formas para agregar valor à cadeia e atingir o consumidor. Em relação à tecnologia mobile, 80% dos consultados entendem que este tipo de tecnologia é importante para acessar e engajar novos consumidores. A preocupação com um melhor entendimento e proteção de dados também é lembrada pela maioria: 71% consideram investimentos em analytics, enquanto 77% entendem como importante realizar investimentos em cybersecurity.
Fonte: Panorama de Negócios