Sistema de Informações de Marketing (SIM) na Era Digital

Apresentação

A importância de um sistema de inteligência para decisões de marketing; Os possíveis usos de pesquisas de mercado; Questões éticas e operacionais no desenvolvimento de pesquisas; O ecossistema do Business Intelligence. O desenho do projeto de pesquisa; Naturezas de pesquisa: qualitativa e quantitativa; Pesquisas para fomento de inovação. Apresentação dos principais métodos de análise de dados da pesquisa qualitativa, como análise de conteúdo, e da perspectiva quantitativa, como estatística descritiva simplificada. Apresentação dos resultados no formato de relatório e slides, bem como o possível acompanhamento em tempo real por Dashboards.

Objetivo

Você irá desenvolver:

Competências para desenhar projetos de pesquisa em ambiente de marketing e alimentar o Sistema de Informação de Marketing (SIM);

Capacidade de identificar a abordagem mais adequada para responder à questão de pesquisa estabelecida;

Conhecimento sobre o formato indicado para a apresentação de resultados dos esforços de pesquisa de mercado.

Conteúdo programático

Módulo 1

  • O Sistema de Informações de Marketing (SIM);
  • As aplicações de pesquisa de mercado dentro das empresas;
  • Os problemas no uso de pesquisa de mercado;
  • O Ecossistema e as Funções de Business Intelligence.

Módulo 2

  • Projetos de pesquisa;
  • Pesquisa Qualitativa: observação, entrevista e grupos off-line e on-line;
  • Pesquisa Quantitativa: aplicações diversas;
  • Pesquisa para Inovação.

Módulo 3

  • Métodos de análise quantitativa.

Módulo 4

  • Relatórios de pesquisa de mercado;
  • Dashboards.
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