O Curso

Objetivos da Pós-graduação em Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Logística

• Abordar todas as práticas de logística e suprimentos dentro de uma empresa com foco em maior rentabilidade e produtividade da organização sob o viés de sustentabilidade por meio de planejamento estratégico;
  • Apresentar conceitos, modelos e estratégias, abordando o planejamento econômico, financeiro e logístico das empresas, controle dos padrões de qualidade e fluxo de informações que promovam maior lucratividade às organizações;
  • Familiarizar os alunos com os conceitos e as técnicas modernas da gestão a partir de referências da ESG e Transformação Digital para estudos de viabilidade operacional na criação do Delta Logístico;
  • Oferecer fundamentos para os alunos se tornarem líderes empreendedores, tanto no ambiente das organizações para as quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

Público-alvo

A Pós-graduação em Gestão da Cadeia de Suprimentos e de Logística destina-se a profissionais graduados das diversas áreas de Logística, Administração, Suprimentos, Produção, Estoques, Engenharia Agrícola, Agronegócios e CEOs em geral, que necessitam adquirir conhecimentos aprimorados referentes ao segmento, a fim de assumir posições de comando em suas empresas ou empreender.

Próxima Turma: 21 de maio 2022

Módulo Internacional Opcional

40 horas/aula

Abordagem Acadêmica e Módulos Complementares

Os programas do IBE são desenvolvidos para oferecer uma experiência inovadora ao contemplar as principais competências e reais necessidades do mercado. Nossos cursos priorizam a carreira do aluno de forma que ele possa escolher dar início pelas disciplinas que mais potencializam sua ascensão profissional.

Com isso, capacitamos o aluno de forma global com um programa estruturado em 432 horas/aula com formação específica da área e mais 3 módulos eletivos que completam a formação exclusiva do participante*. Um diferencial único no mercado.

*Consulte mais informações sobre os módulos complementares.

Programa do Curso

Grade Curricular

1 – Estratégia e desempenho em Supply Chain Management (SCM)

2 – Comércio Exterior: gestão de importação na SCM

3 – Logística Internacional: modais, serviços e custos

4 – Transporte, infraestrutura, distribuição e inovação

5 – Aspectos tributários nacionais e internacionais na SCM

6 – Logística de varejo

7 – Green SCM e sustentabilidade

8 – Logística 4.0, Internet of Things e modais não convencionais

9 – Closed Loop SCM: logística reversa e economia circular

Carga horária: 216 horas/aula*
*96 horas presencial, 72 horas live e 48 horas online.

Acadêmico

Nelson Ludovico

O professor Nelson Ludovico é sócio-Diretor do LICEX – Ludovico Instituto de Comércio Exterior desde 1986. licex.com.br

É Pós-Doutor pela FCU/EUA em Business Administration, área de concentração Negócios Internacionais; tem Doutorado em Comércio Exterior/EUA com Certificação de Reconhecimento pelos países-partes do MERCOSUL; Mestrado em Negócios Internacionais – Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Buenos Aires/Argentina);  Pós-graduação em Comércio Exterior: Operações e Serviços pela USJT/SP e Pós-graduação em Formação de Docentes para o Ensino Superior – FACCAMP.

Em 2002 cursou Extensão Universitária em Relações Internacionais pela Universidade do Porto e  Minho, em Lisboa/Portugal.

É Administrador de Empresas com Registro no Conselho Regional de Administração- CRA/SP nº 13.438 onde fundou em 2016 e coordena o Grupo de Excelência em Internacionalização de Pessoas, Empresas e Carreiras – GEIPEC.  Professor universitário desde 1978 com parecer do MEC nº 688/84 em instituições como USJT, USF, USCS, FGV, INPG, FGV/IDE, UNIFIEO, entre outras. Professor em mestrado e doutorado da Florida Christian University (FCU/EUA) em Orlando – Flórida, Luanda – Angola, João Pessoa – Paraíba e São Paulo, onde Participa da Comissão Científica em mais de 800 bancas examinadoras desde 2011.

Atuou como coordenador em cursos de Pós/MBA durante 25 anos. Foi professor e orientador de TCC nos MBA no Centro Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo e em bancas examinadoras. Atuou em cargos executivos internacionais na Philips do Brasil, Sadia Trading, Elgin Máquinas.

Foi Sócio-Diretor no Brasil do Grupo Aprile Seafreight – Gênova/Itália (1992/1997). Na Federal Express-FedEx é consultor/palestrante e instrutor desde 2000 (atual). Consultor internacional desde 1985 com desenvolvimento de projetos de comércio exterior, logística e de internacionalização de empresas brasileiras na América Sul, Europa, e EUA e África.

Autor de 17 livros de Comércio Exterior, Logística Internacional, Exportação, Organização de Empresas, pelas Editoras Saraiva, FGV, Campus, Paco; na Editora Saraiva é parecerista e organizador da Série Gestão Empresarial: Gestão de Produção e Logística (2013), Gestão de Marketing (2014) e Gestão Estratégia de Negócios (2018). Palestrante e Articulista em vários jornais e revistas especializadas. Recebedor de 17 prêmios internacionais e 10 nacionais (2008 a 2022). Membro Permanente do Latin American Quality Institute do Panamá desde 2008.

Matricule-se agora e garanta sua vaga!

Gestão da Cadeias de Suprimentos e de Logística

Dias e Horários: