MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law

A quem se destina

O MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law é direcionado para profissionais do Direito ou da Gestão com interesse nas questões interdisciplinares e nas ferramentas que permeiam as áreas de Direito e Gestão Empresarial.
Profissionais graduados, executivos, empreendedores, profissionais liberais e membros de instituições jurídicas que buscam se capacitar para o enfrentamento de um mercado da administração e negócios jurídicos.
OnlinePré-requisitos:

• Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

Grade

Como acontece

Com metodologia moderna e inovadora, o curso utiliza funcionalidades possibilitadas pelo uso da tecnologia digital aliadas a atividades presenciais realizadas em unidades da FGV ou em polos conveniados, e atividades síncronas previamente agendadas com os alunos. Essa estratégia, além de enriquecer, dinamizar e flexibilizar a estrutura curricular, permite que os alunos organizem sua programação de estudos de acordo com o cronograma do curso. Com duração prevista de, aproximadamente, 14 meses, o MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law, é constituído de 432 horas/aula, sendo 408 horas/aula de disciplinas cursadas a distância e 24 horas/aula de seminários presenciais. Por ser um curso a distância, sua metodologia é calcada na interação, nos recursos e nas ferramentas proporcionados pelo uso da internet, por meio da plataforma eClass FGV. No ambiente virtual de aprendizagem da FGV, o aluno terá acesso ao conteúdo on-line, com recursos interativos, material didático digital, vídeos, textos complementares, exercícios, atividades, jogos didáticos e uma ampla biblioteca virtual, que contempla os acervos da FGV, do FGV Online, da Pearson, da Minha Biblioteca e a coleção de ebooks. As disciplinas FGV Skills Improvement e FGV Business Challenge – disciplinas blended, compostas de Seminários Presenciais e Jogos on-line – apresentam temas e propostas de relevância para o desenvolvimento de soft e hard skills, articulando temáticas da atualidade por uma perspectiva transversal e interdisciplinar, que interessa ao desenvolvimento de líderes das mais diversas áreas de atuação. As disciplinas blended se configuram uma grande oportunidade de network com alunos de todas as turmas dos MBAs Executivos a distância do FGV Online.
As apresentações do Ciclo de Palestras trazem temáticas interdisciplinares atuais e relevantes afins aos MBAs Executivos e são realizadas totalmente a distância, transmitidas ao vivo do estúdio da FGV e disponibilizadas também na videoteca do FGV Online. As disciplinas on-line são realizadas  aos pares no eClass FGV, de acordo com as datas previstas no cronograma do curso. Em todas as disciplinas, os Professores-Tutores do FGV Online realizarão a mediação dos conteúdos, relacionando teoria e prática de mercado, a partir de comprovada experiência acadêmica e profissional na área de conhecimento. A avaliação do curso considera a participação do aluno nas atividades propostas nos fóruns, a realização de uma atividade individual e a prova presencial, com modelos diversos. As provas são individuais, realizadas no local escolhido no ato da inscrição, conforme datas previamente informadas no cronograma da turma.

Coordenador Acadêmico

Prof. Rafael Almeida é doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia DA UFRJ. Coordenador da pós-graduação lato sensu da FGV Direito Rio. LL.M. em International Business Law pela London School of Economics and Political Science – LSE. Mestre em Regulação e Concorrência pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), é formado pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), bacharel em Direito pela UFRJ e em Economia pela UCAM. Advogado e mediador, é membro do Conselho Diretor do Mediare – Diálogos e Processos Decisórios. Árbitro na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem, é membro efetivo das Comissões de Mediação e de Relações Internacionais da OAB-RJ, membro da International Society for Ecologial Economics e da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. É, ainda presidente honorário da LSW Brazilian Alumni Association.