Complexidade do Ambiente Empresarial

Apresentação

O curso pretende, a luz da teoria da complexidade, debater a complexidade do ambiente empresarial no Brasil: conjuntura político-econômica, mudanças estruturais e transições em médio prazo. Analisar relacionamento entre o Estado brasileiro e os interesses empresariais. Além de discutir a inserção brasileira no cenário econômico mundial.

Objetivos

Você irá desenvolver conhecimento para:

Compreender a teoria da complexidade e os fatores determinantes da competitividade.

Discutir e analisar a inteligência e antecipação sobre política e o rastreamento econômico de mercado.

Identificar mercados relevantes e as técnicas de inteligência adequadas frente às estratégias organizacionais.

Público-alvo

O curso Complexidade do Ambiente Empresarial é voltado para empreendedores, executivos, consultores e profissionais de nível superior que buscam gerar eficiência e valor para os negócios por meio de estratégias e técnicas de Inteligência Empresarial. Foca-se, portanto, em pessoas com maturidade profissional, que valorizam um networking qualificado e que buscam novas perspectivas para suas carreiras.

Conteúdo Programático

Módulo 1- Teoria da Complexidade

  • Mercado com sistema
  • Sistemas não-lineares
  • Sistemas caóticos
  • Sistemas adaptativos complexos

Módulo 2- Fatores determinantes da competitividade

  • O fator empresarial e o princípio da exclusão competitiva
  • O fator estrutural e o Paradigma E-C-D
  • O fator sistêmico e o princípio da acumulação

Módulo 3- Inteligência e antecipação sobre política

  • Gramática política brasileira
  • Rent-seeking no Brasil
  • Triangulo de Matus

Módulo 4- Inteligência e rastreamento econômico

  • Planejamento situacional
  • Condições estruturais do mercado
  • Sinais fracos e inteligência antecipativa
REMOVER TODOS
COMPARE
0