Cursos No Exterior Por Que Essa Experiencia E Essencial Para O Ceo.jpeg

Não é de hoje que o país atravessa uma crise política e econômica com altas taxas de desemprego, inclusive entre os cargos de alto escalão.

Por causa desse cenário, os executivos têm se preocupado cada vez mais com a sua qualificação profissional, elegendo os cursos no exterior como uma das melhores formas para enriquecer o currículo e aumentar a competitividade no mercado de trabalho.

No post de hoje, vamos falar os motivos pelos quais essa experiência é essencial para o CEO. Acompanhe.

Quais são os cursos no exterior?

Com a alta taxa de procura, os executivos têm diversas opções de cursos no exterior. Listamos abaixo as três mais comuns.

Pós-graduação e MBA no exterior

A pós-graduação e MBA no exterior são cursos em que o executivo escolhe fazer toda a grade curricular em um país de sua preferência. O destino mais buscado pelos brasileiros é o Canadá, tendo em vista que se trata de um local multicultural, com paisagens belíssimas e valores mais convidativos do que Londres, por exemplo.

De acordo com a Student Travel Bureau (STB), os cursos mais escolhidos são finanças, marketing, design, moda, negócios e recursos humanos.

Para realizar uma pós ou MBA no exterior, o profissional precisa dispor de tempo e dinheiro, uma vez que passará cerca de um ano e meio longe de casa. No entanto, não é necessário se preocupar com a fluência no idioma, uma vez que o curso no exterior também o ajudará a desenvolver tal habilidade.

Pós-graduação e MBA com módulo no exterior

Essas são opções para quem não pode interromper a carreira por um longo período ou não quer ficar longe da família.

Nesse caso, a maior parte da carga horária é cumprida no Brasil e alguns módulos, que podem durar de um a seis meses, são cursados no exterior. Os cursos mais procurados nessa modalidade são na área de administração e negócios.

Um benefício dessa modalidade é que os cursos não ficam presos apenas a um destino. Sendo assim, o executivo tem a chance de cursar as matérias do exterior em diversos países, o que aumenta a bagagem cultural do estudante.

Cursos de idiomas

Se você não tem um bom domínio do inglês, do espanhol ou de outra língua, uma das opções é fazer o curso de idiomas primeiro para, depois, cursar uma especialização.

Essa modalidade também enriquece o currículo, uma vez que vivências internacionais são sempre bem-vistas pelos recrutadores de grandes empresas. Nesse caso, o executivo pode escolher se hospedar na casa de uma família do país escolhido ou em alguns locais próprios, como pensões, em que as áreas comuns são compartilhadas, porém, os quartos e banheiros são individuais. Os cursos podem durar de um a seis meses.

Por que fazer cursos no exterior?

Fazer um curso no exterior é uma experiência que reflete em diversos setores da vida de uma pessoa, não ficando restrita apenas ao crescimento profissional. Listamos abaixo alguns motivos pelos quais esse é um investimento essencial para o CEO.

Conhecer novas culturas

Parece clichê, mas a oportunidade de estudar no exterior permite ao estudante a imersão em uma cultura diferente da que ele está acostumado. Isso faz com que as pessoas tenham a necessidade de se adaptar, fazer concessões e olhar de uma maneira diferente para coisas com as quais talvez já estivessem acostumadas.

Dessa experiência, o executivo pode tirar diversos aprendizados e aplicá-los em sua vida profissional, melhorando os processos internos da empresa que comanda, ou, até mesmo, a forma de administrar suas oportunidades.

Acompanhar a concorrência

Vale mencionar aqui que o aumento da procura por intercâmbio entre pessoas de 45 a 55 anos, ainda de acordo com a Student Travel Bureau (STB), foi de 33% no primeiro trimestre de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016.

Ou seja, mesmo com a crise e com a taxa de desemprego alta, as pessoas não deixaram de investir nelas mesmas, uma vez que perceberam que, para sobreviver em um cenário difícil, não podiam deixar a sua qualificação estagnada, e passaram a buscar ainda mais opções de cursos no exterior.

Portanto, se você não quiser ficar para trás em relação à concorrência, vale a pena procurar a opção que melhor se encaixa na sua realidade.

Ampliar o networking

A experiência internacional é extremamente positiva para que o CEO eleve a sua lista de contatos para um novo patamar. Durante o curso no exterior, ele tem a chance de conhecer novas pessoas — colegas de classe, professores renomados e profissionais experientes.

No entanto, não basta apenas uma troca de cartões para que o networking seja eficiente. É necessário participar das atividades, relacionar-se de maneira positiva com as outras pessoas e discutir seus interesses em comum.

Esse é um benefício importante, pois, além de expandir a opção de pessoas conhecidas que têm objetivos parecidos, também faz com que o executivo saia da sua zona de conforto e entre em contato com visões e maneiras distintas de fazer negócio.

Alcançar uma visão global

O Brasil é um país cosmopolita, formado por pessoas vindas de diferentes lugares do mundo. Tal característica também é encontrada dentro das empresas multinacionais, que têm funcionários com as mais diferentes nacionalidades.

Por isso, não há mais como ser um CEO sem saber se adaptar a diferentes culturas e sem ter uma visão global dos negócios. Portanto, investir em cursos no exterior auxilia os executivos a ampliarem sua mente e visão, tornando-os profissionais inovadores.

Nesse caso, as especializações com módulos internacionais são as melhores opções, tendo em vista que, ao contrário dos cursos tradicionais, elas não restringem a permanência a apenas um país e costumam diversificar os destinos, intercalando com módulos no Brasil.

Atingir um crescimento pessoal

Experiências que proporcionam crescimento pessoal também impactam positivamente na vida profissional das pessoas. Esse é o caso de quem realiza uma formação no exterior e permite-se viver coisas que não aconteceriam se o executivo estivesse em sua zona de conforto.

Se você ficou interessado em fazer cursos no exterior, assine nossa newsletter, fique por dentro de mais conteúdos como este e garanta a sua viagem! 

REMOVER TODOS
COMPARE
0