Consultoria de franchising: uma escolha importante na hora de franquear

Consultoria de franchising: uma escolha importante na hora de franquear – Decidir franquear uma empresa
é um passo muito importante para a vida do empresário, por este motivo, é preciso muito cuidado e
atenção neste momento. A contratação de uma consultoria experiente é a decisão mais indicada a ser
tomada, para que todos os processos e análises sejam considerados, com o objetivo de estudar as
ameaças e oportunidades desde canal de expansão.

Neste sentido a consultoria poderá avaliar se o segmento da empresa poderá ser promissor no franchising,
como formatá-la de maneira adequada e auxiliar nos planos de expansão. Criando um planejamento de vendas,
distribuição e implantação dos processos.

Além disso, a consultoria ajudará na elaboração de instrumentos muito importantes para as franquias,
como os contratos e COFs (circular de oferta de franquia). Os contratos são feitos pelo departamento
jurídico da consultoria, apresentando valores, taxas, prazos, condições, direitos e deveres das partes
etc. Já a circular de oferta apresentará os formatos disponíveis, valores de cada um deles, perfil
esperado para o franqueado, direitos e deveres de franqueados e franqueadora, entre outras informações
de extrema relevância para conhecer os primeiros dados sobre o negócio.

Contar com o apoio de uma consultoria significa ter um profissional, que embora tenha certa experiência,
vai estudar o mercado e suas possibilidades, bem como o produto e/ou serviço que pretende ser oferecido e,
após essas análises, indicar quais formatos de negócios a franqueadora pode oferecer ao futuro franqueado,
como por exemplo, loja, store in store, delivery ou quiosque.

A consultoria de franquias também pode ser contratada por marcas que já atuam no setor, porém necessitam
de ajuda profissional para geri-las, ou seja, auxiliar na gestão e expansão, relacionamento e comunicação
com franqueados, marketing, área financeira, entre outras. Muitas vezes a pressão para aumentar o número
de franqueados pode fazer com que o franqueador não busque o perfil de investidor que tenha afinidades
com seu negócio, o que pode, inclusive, trazer alguns conflitos no futuro. Em momentos assim, o consultor
pode auxiliar e traçar planos para expandir com qualidade.

É papel da empresa de consultoria também treinamentos periódicos com franqueador e franqueados, auxiliará
na implantação do conselho de franqueados ou de convenções anuais, que costumam contar com apresentações,
treinamentos, momentos de diversão e premiação, e podem unir um grande número de pessoas, para pensar no
negócio, inovar, oxigenar.

Franquear exige experiência, qualidade, planos certeiros e uma estratégia eficiente para tornar a marca
referência em seu segmento.

Milena Lidor Diretora Geral da Franquear Consultoria e consultora de Franchising.

Fonte: Administradores.com

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