Construindo uma carreira
Se antes, fazer um curso superior, conseguir emprego numa empresa e fazer carreira ao longo do tempo eram as expectativas da maioria dos jovens, hoje, o que significa realização profissional para a geração atual?
Uma pesquisa recente, realizada pela Consultoria YCoach (Exame.com), que ouviu 102 jovens de 18 a 32 anos, revelou que 23% dos jovens se dizem com falta de clareza quanto aos próximos passos, 21% possuem desejo de se realizar profissionalmente e 11% querem mudar de emprego.
É relevante o número de pessoas dessa geração que busca apoio e orientação do Processo de Coaching para ajudar a resolver carreira, desenvolver novas competências comportamentais e até a definir se a atual profissão é mesmo a que deseja. Qual a necessidade de apoio nesse momento?
O que parecia um curso natural da vida, hoje têm-se apresentado como um gerador de ansiedade e frustrações para a realização profissional. Além de confusos quanto à carreira, esses profissionais se encontram pressionados por rápida ascensão e incluídos num mercado retraído por uma economia ainda indecisa.
E esse é o cenário.
O que tem se apresentado com freqüência no contato com essa geração, não é a falta de competência técnica ou de preparo, mas uma condição emocional para lidar com a situação. Muitos estão repensando a desenfreada busca de oportunidades nas diferentes empresas.
“A realização profissional é uma construção a longo prazo, que só é possível vivenciar depois de passar por muitas etapas”, relata Felipe Maluf da consultoria. E é isso que o momento pede: preparo acadêmico, técnico e desenvolvimento emocional.
É hora de aproveitar para obter novas competências técnicas e comportamentais, repensar o objetivo profissional, construir o futuro baseado em valores e desejos pessoais. E além disso tudo, o que aprender com a experiência?
Talvez o maior de todos os aprendizados esteja justamente na habilidade em fazer da crise o momento de crescimento.
Mas não necessariamente de carreira, mas de evoluir como pessoa e conquistar um equilíbrio emocional de quem é capaz de superar as crises externas, internas e ainda tirar delas experiências que completam o perfil de profissionais de Alta Performance.
E ao que tudo indica, esse é o momento.
Eline Rasera, psicóloga, coach e professora do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE Conveniada FGV.
Fonte: Panorama http://www.panoramadenegocios.com.br/2015/02/construindo-uma-carreira.html