Aureo Villagra

Executivo esteve na manhã desta quinta-feira, 25, no 20º encontro do grupo CEO Insights, na IBE Conveniada FGV Campinas – ‘Construa uma vantagem competitiva decisiva’, recomenda CEO da Goldratt

Cerca de 70 executivos de todo o Brasil se reuniram na IBE Conveniada FGV Campinas, no dia 25, para o 20º encontro do grupo CEO Insights. No evento, o CEO da Goldratt Consulting Brasil Aureo Villagra mostrou saídas do “oceano vermelho”. Na estratégia denominada oceano azul, a melhor forma de superar a concorrência é buscar novos mercados. Em contraponto, o oceano vermelho representa as zonas de negócios já saturadas.

Na oportunidade, Villagra explicou que a estabilidade é a condição natural para o crescimento. A crise generalizada impactou em redução de custos e demissões, o que causou instabilidade. Mas, a verdade é que esse ambiente gerou concorrentes com menos oferta de valor e clientes com maior necessidade.

“O gap entre oferta e necessidade aumentou. É a oportunidade para o oceano azul, onde as empresas devem competir em valor. Por isso, construa uma vantagem competitiva decisiva”, afirmou ele.

Segundo o CEO, o valor é criado removendo uma limitação significativa do cliente de uma maneira que não era possível antes, e, em uma extensão que nenhum competidor significativo possa fazer. “É necessário pensar assim para se alcançar a vantagem competitiva”, declarou.

“Em meio às incertezas econômicas, com tantos escândalos políticos, é uma honra receber o empresariado que busca diferenciais e armas estratégicas para enfrentar a situação. Aqui é o lugar onde a academia se junta ao mercado e colabora com soluções”, afirmou o presidente da IBE Conveniada FGV, Heliomar Quaresma, no evento.

Ainda na ocasião, o professor Paulo Vasconcellos, especialista em governança corporativa, apresentou o Conselho de Presidentes, entidade que dirige em Belo Horizonte e que será ampliada para a região de Campinas. “É mais uma iniciativa para convergir esforços do empresariado”, explicou. A primeira reunião do grupo também foi realizada nesta quinta, 25.

REMOVER TODOS
COMPARE
0