Você entende o comportamento do seu cliente?

entendendo o comportamento do consumidor

Cada vez mais seletivos, com o isolamento social e as atividades em home office, as pessoas têm mais tempo de pesquisar, mais recursos para buscar informações e recomendações sobre o produto ou serviço, avaliando o investimento que será feito. A compra é feita de uma forma mais inteligente, baseada em mais análises e recomendações. Nesse cenário, entender o perfil e as mudanças na rotina e hábitos do consumidor, é considerado essencial para as marcas.

Reflexo disso são os números de uma pesquisa feita pela EY Parthenon, divisão de estratégia da Ernst & Young, em parceria com a VEJA, com 1.134 pessoas maiores de 18 anos, sobre as mudanças que a pandemia trouxe para o dia a dia dos consumidores.

Nela, 72% dos entrevistados estão mais conscientes em relação à higiene pessoal e limpeza do que antes do período de isolamento imposto pela pandemia. O estudo “EY Future Consumer Index” indica ainda que 68% dos participantes estão cozinhando sua própria comida, enquanto 63% estão indo menos às lojas físicas.

De acordo com a pesquisa, a compra de itens de categorias como moda e cosméticos ficam em segundo plano neste momento para 60% das pessoas que responderam a pesquisa.

Por outro lado, a pandemia fez aumentar as vendas online, já que 41% das pessoas ouvidas afirmaram terem comprado mais refeições pelas plataformas de delivery, sendo que 55% dos participantes querem usar o serviço de entrega sem contato ou fazer pagamentos a partir de meios que evitem tocar em algo durante a compra. Por isso, 72% dos entrevistados pretendem adotar serviços bancários on-line em longo prazo.

Com o nível de competitividade, fechamento de lojas físicas por causa da pandemia, aumento do acesso a informações e às tecnologias, o público ganhou um papel muito mais ativo nas relações comerciais. As marcas passaram do papel de esperar que os consumidores se enquadrassem nas suas especificações para o de desenvolver estratégias para atraí-lo e, claro, agradá-lo.

Exemplo disso, a Via Varejo, holding que integra Casas Bahia e Ponto Frio, encontrou uma solução de vendas pelo WhatsApp, criando o serviço “Me Chama no Zap”. A ação que buscava manter os vendedores ativos trouxe retorno e, por isso, será mantida pela companhia mesmo depois da pandemia.

Ao analisar os resultados da pesquisa, uma coisa é fato: saber como traçar o perfil do consumidor é fundamental para convencê-lo de que a sua solução é a melhor do mercado.

Ao colocar essa ferramenta em prática, você alinha as suas expectativas com as necessidades reais do seu público-alvo, além de criar estratégias de marketing mais assertivas; minimizar prejuízos com planejamentos inadequados; escolher o canal, rotina, linguagem corretos; desenvolver soluções melhores e produtos complementares e desenvolver um atendimento personalizado ao cliente.

 

Mas afinal, o que é comportamento do consumidor?

Esse é um estudo da percepção dos consumidores sobre uma marca e o que as motivam a se relacionarem e comprarem seus produtos e serviços. Multidisciplinar, usa elementos de áreas como psicologia, sociologia, economia e até antropologia. O principal objetivo é entender como, onde, quando e porquê os consumidores tomam uma decisão de compra, tanto individualmente como em grupo.

O site Movidex elencou 3 dicas para que essa estratégia seja feita de maneira assertiva e, claro, resulte no aumento das vendas e fidelidade do cliente. Confira:

 

1 – A importância dos influenciadores

Até pouco tempo não ouvíamos falar muito sobre vegetarianismo, compensação ambiental, produtos veganos. E hoje os clientes cobram com muita firmeza este posicionamento das marcas que mais usam. A dica principal é você estar atento quando as faíscas de comportamento começam a aparecer. Acompanhar influenciadores e profissionais conceituados nas redes, em entrevistas e workshops pode facilitar esta antecipação.

 

2 – Anúncios assertivos

Ao realizar anúncios, foque em veículos que se comuniquem diretamente com o perfil do consumidor que você quer atingir. Desta forma conseguirá poupar energia, capital e aumentar as chances de conversão.

 

3 – Pesquisas de mercado são essenciais

Realize pesquisas, formulários e busque nas amostras obtidas quais mudanças no mercado atingiram e cativaram seu cliente em potencial. A empresa pode usar pequenos formulários via e-mail, site ou mensagens em mídias sociais. Lembre-se de não ser extenso nas perguntas. Na maioria das vezes, uma ou duas perguntas objetivas conseguem nos fornecer dados extremamente valiosos. E, claro, as chances de mais usuários responderem aumenta consideravelmente.

 

Gostou desse conteúdo? Clique aqui, acesse o nosso blog e confira textos semelhantes a esse.

Referências: Mundo do Marketing

IBE Conveniada FGV

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645